Viver

Doces regionais reinam no festival “Prove Leiria Doçaria”

16 out 2023 14:03

A ceramista Anna Westerlund vai apresentar a sua criação exclusiva “Jarro do SMAS de Leiria"

doces-regionais-reinam-no-festival-prove-leiria-docaria

O festival Prove Leiria Doçaria está de volta ao Mercado de Sant'Ana na próxima sexta-feira. Até domingo é possível experimentar e degustar a doçaria regional, confecionada pelas pastelarias da região, tais como brisas do lis, barrigas de freira, capuchinhos, canudos de Leiria, fatias do Convento de Sant’Ana, arrepiados, trouxas d’ovos, noivas do Lis, pecados dos anjos, queijadas, doces, geleias, compotas, entre muitas outras iguarias.

Dinamizado pela Câmara de Leiria, o evento tem como objectivo “promover as tradições e dar a conhecer a riqueza da doçaria regional”, refere uma nota de imprensa.

Durante três dias, realizar-se-ão showcookings, workshops, espectáculos musicais e tertúlias.

O chef Luís Gaspar e a multifacetada Joana Barrios, conhecida do público pelo seu programa de culinária no 24 Kitchen são os convidados deste ano.

A chef Lisa Silva organiza um workshop para crianças, enquanto a animação geral ficará a cargo do Luís Trigacheiro e da banda Tinto Verano, que apresenta 300 and Friends.

A degustação de Águas da Torneira e uma tertúlia sobre águas promovida pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Leiria são uma novidade na edição deste ano.

No sábado, dia 21, a ceramista Anna Westerlund vai apresentar a sua criação exclusiva “Jarro do SMAS de Leiria”.

Durante o certame será ainda conhecida “A Escolha Doce dos Leirienses” entre as especialidades a concurso, que terão a sua apresentação oficial no sábado, pelas 12 horas.

Com entrada gratuita, o festival vai estar aberto na sexta-feira, das 18 às 23 horas, no sábado das 11 às 23 horas e domingo das 11 às 19 horas.