Sociedade

Docentes e investigadoras do Politécnico de Leiria distinguidos com Prémios da Formação Turística em Portugal

11 dez 2020 18:39

Prémios pretendem ser uma ponte entre o mundo académico e o mundo profissional.

Patrícia Borges e Susana Mendes
Patrícia Borges e Susana Mendes
DR
Nuno Almeida
Nuno Almeida

Nuno Almeida, docente na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, e Patrícia Borges, Susana Mendes e Anabela Elias Almeida, docentes investigadoras da ESTM, foram distinguidos com os Hospitality Education Awards, os Prémios da Formação Turística em Portugal, que pretendem ser uma ponte entre o mundo académico e o mundo profissional.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu em formato online na passada quinta-feira.

Nuno Almeida recebeu o prémio de Melhor Carreira de Docente no Ensino Superior, tendo sido reconhecido pela sua carreira académica e profissional enquanto docente do Ensino Superior em Turismo e Hospitalidade.

“Este é um prémio extensível a todos aqueles que primam diariamente pela excelência da academia, investigando, elevando e transferindo conhecimento para a indústria do Turismo. Perante a crise pandémica que hoje enfrentamos, é importante relembrar aquilo que o passado já nos foi demonstrando, que o turismo é uma das indústrias com mais capacidade de resiliência, e tenho esperança que assim continuará a ser”, afirmou o docente da ESTM durante a cerimónia de entrega dos prémios.

Já o projeto SMART FISH – Restauração Sustentável valeu às três docentes investigadoras do CiTUR e do MARE - Politécnico de Leiria a atribuição do prémio Melhor Projecto de Inovação e Desenvolvimento (I&D).

“É um projecto extremamente pertinente porque utiliza como palavra de ordem a sustentabilidade, e é um alerta para todos os consumidores e restaurantes que devem incluir, todos os dias, produtos que sejam nacionais e sustentáveis. No âmbito da pandemia, é importante reforçar o conceito ‘o que é nacional é bom’. O nosso objetivo com o SMART FISH é alertar todos os consumidores e todos os que produzem refeições que há espécies do nosso mar que devem ser utilizadas em detrimento de outras. Peniche vai ser a cidade berço deste projeto, que nós esperamos que se espalhe por todo o país”, afirmou a docente investigadora Patrícia Borges.