Sociedade

Docentes do Politécnico de Leiria constroem guia da terapia da fala

25 mai 2023 09:00

Obra tem 1.400 páginas e será apresentada esta sexta-feira durante o III Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, a decorrer nos dias 25, 26 e 27 de Maio, no Centro Ismaili, em Lisboa

docentes-do-politecnico-de-leiria-constroem-guia-da-terapia-da-fala

Quatro docentes da licenciatura em Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria estão entre os autores do "Compendium de Terapia da Fala: avaliar e intervir com evidência", uma obra técnica da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (SPTF), validada cientificamente e pioneira em Português Europeu, que aborda todas as áreas da terapia da fala.

Inês Lopes, tesoureira, e Carina Pinto, tesoureira adjunta, membros da direção da SPTF, e Sónia Pós de Mina, presidente da Comissão de Inovação e Desenvolvimento, e Débora Franco, coordenadora do Departamento de Motricidade Orofacial, ambas também da SPTF, são as professoras da ESSLei envolvidas na redação do Compendium, que demorou cerca de três anos a ser desenvolvido e validado.

O livro, que pretende ser um guia para os especialistas da área, será apresentado amanhã no III Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, a decorrer nos dias 25, 26 e 27 de Maio, no Centro Ismaili, em Lisboa.

“Será um marco histórico para a terapia da fala, mas também um guia orientador para as ciências afins, como a medicina (pediatria, gerontologia, otorrinolaringologia, medicina dentária, neurologia, entre outros) e áreas educativas”, afirma Inês Lopes.

Ao longo das suas 1.400 páginas, o livro discute e analisa pormenorizadamente as metodologias de avaliação e intervenção de todas as áreas de intervenção da terapia da fala com base em evidência científica.

A demanda do livro, que traz os dados mais actualizados da terapia da fala, é a “prática baseada em evidência científica”. “Significa que já foi testado, já foi provado e revisto por peritos da área. É certificado, o que é diferente de algo que faço só porque acho”, explica.

A obra está estruturada em capítulos principais – avaliação, intervenção e estudos de caso – em cada área de intervenção da terapia da fala.

Inês Lopes explica que são apresentados dois casos de estudo em cada área de intervenção “baseados em casos reais, que se consideraram interessantes ao ponto de serem espelhados numa obra deste tipo”.

“Temos uma obra que compila em si tudo o que é informação sobre aquilo que os terapeutas da fala fazem. Pretende ser um guia da avaliação, da intervenção, de estudos de caso, etc, quer para os profissionais, quer para os estudantes”, salienta Inês Lopes, ao referir que o Compendium foi desenvolvido e redigido pelas 70 pessoas que integram os órgãos e todos os departamentos e comissões da SPTF.