Viver
Do Japão e da Bélgica para o terceiro episódio Fontes Sonoras
Aldeia das Fontes, em Leiria, volta a receber uma residência artística de escuta e criação

O terceiro momento Fontes Sonoras, ciclo organizado pela Ccer Mais / Omnichord, vai levar à aldeia de Fontes, no concelho de Leiria, os artistas Pierre Berthet (Bélgica) e Rie Nakajima (Japão).
Durante uma semana, os dois criadores irão explorar a paisagem natural e a envolvente acústica da aldeia, num processo de pesquisa e experimentação que culmina a 26 de Outubro, com uma apresentação pública.
No final desta terceira residência artística de escuta e criação sonora, o público é assim convidado a vivenciar uma instalação performativa que entrelaça escultura, som e acaso.
Segundo a nota divulgada pela organização, Nakajima e Berthet exploram o som através de objectos que vibram, ressoam e interagem com o espaço e o público de maneiras inesperadas. A sua abordagem conjunta desafia os limites entre arte, natureza e tecnologia. As suas criações, ao mesmo tempo poéticas e experimentais, revelam a presença de forças invisíveis que nos rodeiam – como a energia dos materiais, os fluxos naturais ou as pequenas alterações do ambiente.
Rie Nakajima é uma artista japonesa radicada em Londres. Pierre Berthet, natural de Liège, na Bélgica, é músico, compositor e inventor de objectos sonoros.
Com curadoria de Raquel Castro e direcção artística de Gui Garrido, o Fontes Sonoras é um projecto de exploração e investigação artística centrado na escuta activa e na paisagem sonora da aldeia das Fontes, desenvolvido numa abordagem site specific.