Economia

Distrito já exportou 29,3 milhões de euros em frutas este ano

30 nov 2017 00:00

Das pêras às uvas, passando pelas maçãs ou pelos quivis, é vasto o leque de frutas exportadas pelo distrito de Leiria, que viu as vendas para o exterior crescer 18,6% este ano.

distrito-ja-exportou-293-milhoes-de-euros-em-frutas-este-ano-7715
Raquel de Sousa Silva

De Janeiro a Setembro deste ano, as exportações de fruta do distrito de Leiria somaram 29,3 milhões de euros, montante que traduz um crescimento de 18,6% em comparação com os 24,7 milhões exportados em igual período do ano passado.

Uma dinâmica que segue a tendência nacional. Nos primeiros nove meses deste ano, as exportações portuguesas de frutas subiram 37,5% face ao período homólogo.

Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e revelam que a fruta mais exportada pelo distrito de Leiria é a pêra, que nos primeiros nove meses deste ano vendeu para o exterior mais de 21 milhões de euros.

O Brasil é o principal destino (13,2 milhões de euros). Seguem-se França e Reino Unido, que para onde as vendas desta fruta totalizaram, respectivamente, 2,9 e 1,9 milhões de euros. Este ano a pêra produzida no distrito foi vendida para cerca de 20 países.

Mas o distrito exporta muito mais do que pêra. O segundo produto mais exportado, segundo os dados do INE, foi a laranja (fresca e seca), totalizando 2,8 milhões de euros. Espanha absorveu a maior fatia (1,2 milhões de euros.

A seguir surgem as ameixas e abrunhos, com um total de 2,2 milhões de euros, e só depois as maçãs, cujas vendas para o exterior somaram nos primeiros nove meses deste ano 1,4 milhões de euros.

“Temos motivos para estar satisfeitos”, afirma Domingos Santos, presidente da Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas. “O sector está a colher os frutos do que tem feito ao longo dos anos. Aproveitou os fundos comunitários para investir em novos pomares e aumentar a produtividad

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ