Autárquicas 2025

Distrito fica mais laranja: PSD tira quatro câmaras ao PS e a independentes

16 out 2025 10:40

Com vitórias em Ansião, Batalha, Nazaré e Peniche, o PSD passa a liderar 11 das 17 câmaras da região. O PS recuperou a Marinha Grande e segurou maioria em Leiria. Já o Chega elegeu dez vereadores

distrito-fica-mais-laranja-psd-tira-quatro-camaras-ao-ps-e-a-independentes
Maria Anabela Silva

À semelhança do que aconteceu no País, o PSD cresceu na região em número de votos, de câmaras, de freguesias e de eleitos nas assembleias municipais. Os sociais-democratas, que tiveram mais 5.477 votos na região (distrito e Ourém) do que em 2021, venceram em onze câmaras. Conseguiram segurar as sete conquistadas em 2021 (Alcobaça, Alvaiázere, Óbidos, Ourém, Pedrógão Grande, Pombal, Porto de Mós) e ganharam mais quatro: Ansião e Nazaré, ‘roubadas’ ao Partido Socialista, e Peniche e Batalha, à custa dos movimentos independentes.

Já o PS celebrou o regresso ao poder na Marinha Grande, com Paulo Vicente a derrotar Aurélio Ferreira (+MpM), manteve as Câmaras de Castanheira de Pera, do Bombarral e de Leiria, mas ficou sem Ansião, Figueiró dos Vinhos e Nazaré. Além dos socialistas, também os grupos de cidadãos perderam força no mapa das lideranças de câmara no distrito, passando de quatro para duas. Em Peniche, o movimento de Henrique Bertino (GCEPP) não concorreu, com o PSD a regressar ao poder 32 anos depois, e na Marinha Grande o +MpM, liderado por Aurélio Ferreira, foi derrotado pelo PS.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ