Sociedade

Distrito de Leiria tem 10 praias com zero poluição. Saiba quais são.

6 jun 2020 12:15

Distinguidas praias onde não foi detectada qualquer contaminação microbiológica nas análises efectuadas às águas balneares nos últimos três anos.

distrito-de-leiria-tem-10-praias-com-zero-poluicao-saiba-quais-sao
Praia da Consolação, em Peniche, é um das estâncias com Zero Poluição
DR

São dez as praias do distrito que figura na lista de área balneares portuguesas com Zero Poluição, elaborada pela associação ambientalista Zero e onde figuram estâncias que, nos últimos três anos, não registaram qualquer contaminação microbiológica nas análises efectuadas à água.

De acordo com a lista divulgada este sábado, Peniche aparece como o segundo concelho do País com mais praias nesta lista, totalizando cinco: Baleal Campismo; Baleal Norte; Baleal Sul; Consolação e Consolação Norte. Só Torres Vedras, no distrito de Lisboa, ultrapassa Peniche, com dez espaços a registarem poluição zero.

No concelho de Alcobaça há três praias na lista da associação Zero: Légua; Pedro do Ouro e Polvoeira. As restantes duas estâncias do distrito com zero poluição nos últimos três anos, de acordo com os dados recolhidos pela associação ambientalista, são a praia do Mar, em Caldas da Rainha, e a do Rei do Cortiço, localizada no concelho de Óbidos.


A nível nacional, existem, este ano, 68 praias com esta distinção, ou seja, mais 55% face à última época balnear. Nessa lista, não se encontram zonas balneares de interior. “Este facto é um indicador do muito que ainda há a fazer para garantir uma boa qualidade da água dos rios e ribeiras em Portugal, o que requer esforços adicionais ao nível do saneamento urbano e das empresas”, sublinha a Zero, em comunicado.

De acordo com a associação, uma praia Zero Poluição “é aquela em que não foi detectada qualquer contaminação microbiológica nas análises efectuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares”.

Esta análise teve em conta os parâmetros da legislação em vigor. “De salientar que é extremamente difícil conseguir um registo incólume ao longo de três anos nas zonas balneares interiores, muito mais susceptíveis à poluição microbiológica”, realça a Zero.

A lista é divulgada este sábado, que marca a abertura da época balnear em algumas zonas do País, onde se inclui a Nazaré, o Algarve, Cascais ou a Costa da Caparica. No seu comunicado, a Zero alerta que, por razões ambientais e de segurança só devem ser frequentadas praias classificadas como zonas balneares, onde há vigilância e onde se conhece a qualidade da água.

A associação destacou também que devido à pandemia devem ser salvaguardados os distanciamentos adequados relativamente a terceiros e alerta para que a população não deixe quaisquer resíduos na praia, tendo cuidados ao deitar fora luvas e máscaras.

“Mais de 80% dos 12,2 milhões de toneladas de plástico que entram no ambiente marinho em cada ano vêm de fontes terrestres, sendo o maior contribuinte o lixo de plástico, incluindo itens como garrafas de bebidas e outros tipos de embalagens”, sublinhou, acrescentando que este ano também estão a ser detectadas máscaras e luvas no Mediterrâneo.

A Zero transmitiu os dados utilizados nesta análise à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), responsável pela coordenação destas matérias, designadamente pela classificação das águas balneares.