Covid-19

Distrito de Leiria regista crescimento rápido de casos de Covid-19 desde 1 de Junho

15 jun 2020 11:19

Em apenas 15 dias, houve mais 127 infecções, quando nos três meses anteriores se confirmaram 337 casos

distrito-de-leiria-regista-crescimento-rapido-de-casos-de-covid-19-desde-1-de-junho
Caldas da Rainha é o concelho com maior subida de números
Google Street View

Nos últimos 15 dias, o distrito de Leiria registou um crescimento rápido de infecções por coronavirus. A 1 de Junho, contabilizava 337 casos, após duas semanas sem um aumento significativo de infecções. 

Segundo os dados divulgados pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, no distrito, às 00:05 horas de hoje, dia 15 de Junho, havia um total de 171 pessoas diagnosticadas com infecção activa por Covid-19.

Desde Março, há 464 confirmações de infecção; no dia 1 de Junho, eram 337, o que significa que, em apenas 15 dias, se somaram mais 127 infecções, o que representa uma taxa de crescimento de 27,3%, face aos números registados nos três meses anteriores.

No fim-de-semana, o distrito registou a maior subida desde que a Comissão Distrital de Protecção Civil de Leiria começou a divulgar os boletins diários sobre a infecção pelo coronavirus. Em dois dias apenas, o distrito registou mais 39 confirmações de infecção.

Segundo o CDOS, Caldas da Rainha é o concelho com a maior subida de novos positivos.

Nota: os números totais seguintes de infecção são relativos aos casos confirmados desde o início da pandemia, em Março. No número de infectados, nos concelhos onde se registaram três ou menos óbitos, o número de falecimentos não é divulgado por questões de protecção de dados, pelo que o total de infectados aqui referido pode conter um erro igual ou inferior a três.

No distrito, Leiria tem o maior número de infecções diagnosticadas desde o início da pandemia em Março: 96, mais dois do que ontem. No concelho, há 87 recuperados, o que significa que, neste momento, há nove pessoas com infecção activa por Covid-19.

Seguindo-se Caldas da Rainha, com 84 casos e 31 recuperações e três mortos. O total de infecções activas é de 50*, o maior, no distrito.

Pombal passou para terceiro posto no número de casos confirmados. São 77 (mais três do que ontem). Neste concelho, há 53 recuperados e dez óbitos registados. O total de infecções activas é de 14.

Alcobaça apresenta, hoje, 63 casos confirmados (ontem, eram 59). O município apresenta 37 casos de recuperação. Com 26 infecções activas, sem contar com óbitos, cujo número não é divulgado por questões de protecção de dados, o concelho é o que, agora e no distrito, se posiciona no segundo lugar em casos de Covid-19.

Alvaiázere regista um total, desde Março, de 27 casos de infecção, com 22 recuperados e cinco mortos, o que significa que não terá, agora, casos positivos.

Desde Março, Peniche contabilizou 26 casos de Covid-19, com nove recuperações, sem contar com eventuais óbitos, cujo número não é divulgado por questões de protecção de dados. Contas feitas, haverá 17 pessoas ainda infectadas.

Segue-se o concelho do Bombarral (18 casos, quatro recuperações e 14 casos activos), da Marinha Grande (17 casos, 15 recuperações e dois casos activos), de Óbidos (12 casos e três recuperações), de Porto Mós (dez casos, oito recuperações), de Ansião (nove casos e seis recuperações), da Batalha (oito casos e seis recuperações), de Figueiró dos Vinhos (sete casos, seis recuperações e um caso activo), da Nazaré (cinco casos e uma recuperação) e de Pedrógão Grande (quatro casos e quatro recuperações).

O número de óbitos mantêm-se nos 28 desde o dia 29 de Maio. Dez destes falecimentos são relativos a residentes no concelho de Pombal. 

Já em Ourém, no distrito de Santarém, o Município reportava ontem, dia 14, 50 casos confirmados, 45 recuperados e 5 activos dos últimos dias.

A nível nacional, há actualmente 36.690 casos confirmados, 22.669 recuperados e 1.517 óbitos (mais cinco mortos desde anteontem).

O boletim divulgado pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, que se baseia em dados fornecidos pelas autoridades de saúde pública nos agrupamentos de centros de saúde do distrito de Leiria, segue as orientações da Direcção-Geral da Saúde e não fornece estatísticas de óbitos nem de infecções relacionadas com a Covid-19, quando o número é inferior a três, por questões de confidencialidade.

*Número corrigido às 13:30 horas.