Sociedade

Distrito de Leiria: gasolina e gasóleo na rede de emergência entre 35% e 42%

13 ago 2019 00:00

Dados oficiais da Entidade Nacional para o Sector Energético referem-se às 8 horas de terça-feira, dia 13.

distrito-de-leiria-gasolina-e-gasoleo-na-rede-de-emergencia-entre-35-e-42-10580

Os volumes de combustíveis disponíveis nos postos REPA localizados no distrito de Leiria, às 8 horas de hoje, terça-feira, 13 de Agosto, variavam entre 35% e 42%, segundo dados oficiais comunicados pela Entidade Nacional para o Sector Energético (ENSE). 

Em 20 postos da Rede de Emergência de Postos de Abastecimento (REPA) no distrito de Leiria estavam disponíveis quantidades de gasolina e gasóleo que correspondem a 35,77% e 41,19% da capacidade reportada, respectivamente.

De acordo com informação disponibilizada no site da ENSE, no distrito de Leiria a Rede de Emergência de Postos de Abastecimento é constituída por 22 postos REPA não exclusivos, ou seja, que fornecem entidades prioritárias, mas estão também abertos ao público, e 3 postos REPA exclusivos, que só abastecem entidades prioritárias. 

No distrito de Leiria, os postos REPA não exclusivos estão localizados nos concelhos de Alcobaça (3), Alvaiázere (1), Ansião (1), Batalha (1), Bombarral (1), Caldas da Rainha (3), Leiria (5), Marinha Grande (1), Nazaré (1), Peniche (1), Pombal (3) e Porto de Mós (1).

A lista pode ser consultada neste link.

Já os 3 postos REPA exclusivos, definidos para o distrito de Leiria, ficam nos concelhos de Bombarral, Leiria e Peniche. 

A nível nacional, o volume de combustíveis nos postos da rede de emergência situava-se, hoje, terça-feira, às 8 horas, entre 35% e 45%. 

Em sete distritos, no entanto, o volume de gasolina disponível estava abaixo de um terço da capacidade reportada.

Mais crítico, o cenário nos distritos de Beja e Faro, com quantidades de gasóleo e gasolina de 21,21% e 27,93%, respectivamente, em Beja, e 21,6% e 20,61% em Faro.

Ontem, segunda-feira, o Governo decretou uma requisição civil por considerar que os serviços mínimos não estavam a ser cumpridos, no contexto da greve dos motoristas.

O âmbito da requisição visa assegurar o "abastecimento de combustíveis destinados à Rede de Emergência de Postos de Abastecimento (REPA)" e o abastecimento de combustíveis "destinados aos terminais e aos postos de abastecimento servidos a partir do centro de carga da Refinaria de Sines, tendo por referência 50% dos trabalhadores afectos a este tipo de serviços por cada empresa".

Além disso, pretende ainda assegurar o abastecimento de combustíveis destinados aos aeroportos e o abastecimento de combustíveis destinados ao funcionamento das unidades autónomas de gás.