Sociedade

Distrito de Leiria está sob aviso amarelo para chuva, trovoada e granizo

28 ago 2017 00:00

Agosto ainda não acabou, mas já está a mandar os veraneantes para fora da praia.

distrito-de-leiria-esta-sob-aviso-amarelo-para-chuva-trovoada-e-granizo-7047

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje, para o continente, períodos de céu muito nublado, aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada e granizo, mais prováveis durante a tarde nas regiões Norte e Centro. Está também prevista uma pequena descida da temperatura máxima.

A alteração no estado de tempo deixa mesmo onze distritos do norte e centro de Portugal continental estão sob aviso 'amarelo', de acordo com o IPMA. Os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso entre as 11:00 e as 20:00 de hoje.

As temperaturas no continente vão variar entre os 21 graus Celsius na Guarda e os 29º em Santarém.

Para Castelo Branco, Portalegre e Évora está prevista uma temperatura máxima de 28º, para Bragança, Braga, Coimbra e Portalegre 26º, Faro 25º e Vila Real, Viana do Castelo, Viseu, Leiria e Lisboa não devem ultrapassar os 24º.

Três concelhos do Algarve em risco máximo de incêndio

Apesar da chuva prevista para hoje, o IPMA coloca ainda em risco elevado de incêndio cerca de 30 concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Beja e Faro.

Os concelhos de São Brás de Alportel, Tavira e Castro Marim, no Algarve, estão em risco máximo de incêndio, de acordo com o instituto.

Em risco muito elevado estão dez concelhos nos distritos de Faro, Beja, Portalegre e Guarda.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Seis distritos, Madeira e ilhas dos Açores com risco muito elevado de exposição a UV

Seis distritos de Portugal continental, o arquipélago da Madeira e as ilhas açorianas de S. Miguel e Faial apresentam esta segunda-feira um risco de exposição a radiação ultravioleta (UV) ´muito elevado’, segundo o IPMA.

O restante território está sujeito a um risco ‘elevado’, com excepção da ilha das Flores, nos Açores, onde o risco é moderado.

Para as regiões com risco 'muito elevado' e ‘elevado’, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protector solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é 'baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').