Economia

Distrito de Leiria ajuda a calçar actriz nos Óscares

22 mar 2026 17:00

Na passadeira vermelha desfilaram sapatos desenvolvidos no âmbito do projecto BioShoes4All

distrito-de-leiria-ajuda-a-calcar-actriz-nos-oscares
Sapatos usados no âmbito do projecto BioShoes4All
DR

“O calçado nacional voltou a dar nas vistas, desta vez na passadeira vermelha dos Óscares. Chloé Fineman escolheu sapatos da marca portuguesa JJ Heitor para a Vanity Fair Party. O modelo resulta de uma colaboração entre a insígnia e a designer americana Daniella Kallmeyer, apresentada em Fevereiro passado na New York Fashion Week, no âmbito do projecto BioShoes4All”, anuncia a Associação Portuguesa Indústrias de Calçado, Componentes Artigos Pele e Sucedâneos (Apiccaps).

Como avançou o JORNAL DE LEIRIA, do projecto BioShoes4All, liderado pela Apiccaps, fazem parte empresas e centros de saber de vários pontos do País, entre os quais: as empresas Dreamplas (Marinha Grande) e LCR (Leiria) e o Politécnico de Leiria.

BioShoes4All pretende promover a transição da indústria do calçado para a bioeconomia e economia circular sustentável, através da incorporação de biomateriais, do desenvolvimento de artigos mais duráveis e recicláveis.

“Estas colaborações reflectem o nosso compromisso em apoiar os designers com competências produtivas de excelência, ao mesmo tempo que destacam a profundidade e versatilidade do calçado português”, afirma Paulo Gonçalves, director-executivo da Apiccaps.

“Os materiais utilizados nas colecções foram desenvolvidos no âmbito do projecto BioShoes4All, reforçando a aposta da Apiccaps na inovação, investigação e desenvolvimento de novos materiais. Ao trabalhar em estreita colaboração com os designers ao longo de todo o processo criativo e de desenvolvimento, ajudamos a transformar ideias arrojadas em produtos de elevada qualidade, pensados para perdurar", nota ainda.