Sociedade

Distribuição de cobertores e refeições quentes a sem-abrigo em Leiria

10 jan 2024 10:15

Câmara de Leiria, InPulsar e centro de acolhimento apoiam população vulnerável face às temperaturas baixas

distribuicao-de-cobertores-e-refeicoes-quentes-a-sem-abrigo-em-leiria
Temperaturas deverão baixar nos próximos dias
Ricardo Graça

O plano de contingência da Câmara de Leiria está activado para fazer face às previsões de descida das temperaturas, estando previstas a distribuição de roupa e refeições quentes a sem-abrigo e população vulnerável.

A vereadora da Acção Social, Ana Valentim, explica que está a ser feito um acompanhamento diário com os parceiros da autarquia, nomeadamente a associação InPulsar, através das suas equipas de rua, e o centro de acolhimento, que faz o fornecimento de refeições.

“A maioria das pessoas que estão a residir em Leiria em situação de sem-abrigo são itinerantes. Ainda assim queremos garantir todas as suas necessidades básicas, nomeadamente ao nível da alimentação e também de reforço de roupa. Já na primeira vaga de frio tínhamos solicitado a ajuda dos Bombeiros Sapadores, que forneceram roupa”, adianta.

Segundo Ana Valentim, há 21 pessoas que "estão integradas no projecto dos sem-abrigo". "Já foram retiradas da rua e, neste momento, estão nas suas casas e estamos também a fazer esse acompanhamento”, acrescenta.

A vereadora revela ainda que o número de sem-abrigo itinerantes tem vindo a aumentar no concelho, uma realidade que a vereadora acredita não ser exclusiva de Leiria. “O que verificamos é que ficam alguns dias. Quando queremos fazer alguma intervenção mais profunda, de acompanhamento, mesmo ao nível de saúde ou outras áreas, as pessoas desaparecem”, reconhece.

No concelho existem cerca de 20 pessoas em situação de sem-abrigo, a quem já foi distribuída roupa quente na primeira vaga de frio, em Dezembro.

O Município de Leiria não tem ainda instalações abertas para receber sem-abrigo. No entanto, Cruz Vermelha, Bombeiros Sapadores e Regimento de Artilharia são espaços que estão identificados para o caso de haver necessidade de receber a população mais vulnerável, instituições que, segundo Ana Valentim, já colaboraram noutras situações com a autarquia.

A Câmara tem também ajudado as famílias mais vulneráveis com a disponibilização de equipamentos de aquecimento para as habitações, através do Fundo Municipal de Emergência Social.

O presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, na reunião do executivo, na terça-feira, disse que, além de ter sido accionado o plano de contingência, os Bombeiros Sapadores estão com atenção redobrada para garantir a necessária resposta.

O autarca respondia assim às perguntas do vereador independente eleito pelo PSD, Álvaro Madureira, que questionou a autarquia sobre as medidas que estavam a ser tomadas.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), uma massa de ar polar tem originado temperaturas inferiores ao normal para esta época.

Segundo uma nota do IPMA, a partir do final da tarde de quarta-feira, “uma massa de ar polar continental, com origem na região da Escandinávia, irá gradualmente invadir o Norte da Península Ibérica, e posteriormente o Sul, resultando em nova descida da temperatura, em especial da mínima” na quinta-feira.

“Assim, no dia 11, esperam-se temperaturas mínimas entre -5 e 0°C no interior Norte e Centro, sendo entre 1 e 5°C no interior Sul e litoral Norte e Centro, e até 8°C no litoral Sul”, lê-se no comunicado.

O IPMA acrescentou que, na sexta-feira, “prevê-se uma nova descida da temperatura mínima, da ordem de 2 a 4°C, pelo que se poderá atingir valores até -8°C em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta, e perto de 0°C em vários locais do litoral, em especial do Norte e Centro”.

“Como tal, está prevista a formação de gelo ou geada, em especial no interior Norte e Centro, onde terá impacto mais significativo na circulação rodoviária”, salientou.

Para quinta e sexta-feira, as previsões apontam que “a temperatura máxima deverá variar entre 4 e 8°C no interior Norte e Centro, e entre 8 e 14°C no interior Sul e litoral, e deverá ser inferior a 4°C em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta, nomeadamente nas terras altas”.