Sociedade

Dispositivo de combate a incêndios prolongado até 15 de Novembro

31 out 2017 00:00

A decisão resulta da previsão de condições meteorológicas adversas e da manutenção do risco elevado de incêndios florestais.

dispositivo-de-combate-a-incendios-prolongado-ate-15-de-novembro-7471

Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna, determinou o prolongamento do dispositivo de combate a incêndios até 15 de Novembro. A decisão resulta da previsão de condições meteorológicas adversas e da manutenção do risco elevado de incêndios florestais por parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e do European Forest Fire Information System (EFFIS), informa o Ministério da Administração Interna em nota de imprensa.

Serão abrangidos os 17 meios aéreos que reforçaram o dispositivo na última semana (13 helicópteros ligeiros e 4 aviões médios anfíbios) e os 12 contratados para o período de 16 a 31 de Outubro (8 helicópteros médios, 2 aviões pesados anfíbios e 2 aviões médios anfíbios).

Até 15 de Novembro estarão disponíveis 35 meios aéreos de combate a incêndios em Pombal (distrito de Leiria), Águeda (distrito de Aveiro), Ourique (distrito de Beja), Braga e Fafe (distrito de Braga), Alfândega da Fé e Nogueira (distrito de Bragança), Castelo Branco e Covilhã (distrito de Castelo Branco), Cernache e Lousã (distrito de Coimbra), Loulé e Monchique (distrito de Faro), Guarda, Meda e Seia (distrito da Guarda), Portalegre (distrito de Portalegre), Baltar (distrito do Porto), Ferreira do Zêzere, Pernes e Sardoal (distrito de Santarém), Águas de Moura (distrito de Setúbal), Arcos de Valdevez (distrito de Viana do Castelo), Vidago e Vila Real (distrito de Vila Real), Armamar e Viseu (distrito de Viseu).  

Será também prolongado, até à mesma data, o período de funcionamento de 72 postos de vigia da Rede Primária de Postos de Vigia e a GNR manterá as Equipas de Manutenção e Exploração de Informação Florestal (EMEIF) junto de cada Comando Distrital de Operações de Socorro.

O Ministério adianta ainda que o quadro operacional para a próxima quinzena envolve um dispositivo global de 6957 operacionais, entre os quais 3100 bombeiros, e inclui patrulhamento ostensivo no terreno por parte das Forças Armadas, em articulação com a GNR e a PSP.