Economia

Diplomas de RVCC entregues a 75 adultos

29 nov 2021 18:45

Nerlei frisa resiliência daqueles que, mesmo em condições adversas, quiseram apostar nas suas competências

diplomas-de-rvcc-entregues-a-75-adultos
.
DR

O Centro Qualifica da Associação Empresarial da Região de Leiria entregou, na última sexta-feira, os diplomas de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) a 75 adultos, do total de 197 que, entre Setembro 2019 e Agosto deste ano, concluíram o 9º ou o 12º ano de escolaridade.

“Esta certificação de competências de quase duas centenas de adultos, mesmo com pandemia e confinamentos, só foi possível graças à adaptação da equipa do Centro Qualifica da Nerlei e também à disponibilidade e resiliência dos adultos que, mesmo em condições adversas, quiseram apostar nas suas competências”, destaca a associação em nota à imprensa.

Além dos adultos certificados e alguns familiares, a cerimónia contou com os principais parceiros da Nerlei neste projecto do Centro Qualifica: Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional; Centro de Emprego e Formação Profissional de Leiria, chefe da Divisão da Educação da Câmara Municipal de Leiria e DNC Técnica.

Ana Rita Matias Crespo e Diogo Teles Meneses, ambos adultos certificados pelo processo de RVCC, deram o seu testemunho sobre a importância deste processo nas suas vidas.

O Centro Qualifica tem como objectivo elevar o nível de qualificação da população adulta e a orientação dos jovens NEET, desenvolvendo competências de motivação para a aprendizagem ao longo da vida, contribuindo para a actualização do conhecimento, das aptidões e competências dos candidatos abrangidos, através da promoção de percursos de aprendizagem flexíveis, orientação profissional e o reconhecimento de competências, escolares e profissionais.

É financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Capital Humano, através do Fundo Social Europeu.

“A Nerlei tem uma longa experiência em processos RVCC, desde meados de 2004, colocada ao serviço de todos aqueles que querem ver as suas competências reconhecidas, apostando assim na qualificação dos Recursos Humanos, de forma a prepará-los melhor para as necessidades do mercado de trabalho”.