Sociedade

Diogo Mateus: "Pelouros para Narciso Mota? Nem pensar!"

2 out 2017 00:00

Presidente reeleito pelo PSD em Pombal diz que líder do Pombal Humano sai pela porta pequena.

diogo-mateus-pelouros-para-narciso-mota-nem-pensar-7250

No derradeiro debate da campanha, organizado pelo JORNAL DE LEIRIA, Diogo Mateus tinha dito a Narciso Mota: "O senhor entrou presidente, mas vai sair vereador". Não se enganou. Ontem à noite (domingo, 1 de Outubro), já depois de conhecidos os resultados da votação em Pombal, o presidente da Câmara reeleito pelo PSD foi claro quanto ao relacionamento com o cabeça-de-lista do movimento Pombal Humano. Vai distribuir pelouros a Narciso Mota? "Nem pensar!", disparou Diogo Mateus.

Ao JORNAL DE LEIRIA, o vencedor da eleição para a Câmara realçou a importância da maioria absoluta, só confirmada pelas 23 horas. "Não era impossível construir soluções de outro género, mas evidentemente que isto nos dá tranqulidade", declarou Diogo Mateus, comentando a seguir a derrota de Narciso Mota: "Demonstra a vontade dos eleitores de continuar projectos que têm pernas para o futuro e que não são opções individuais de deslealdade e de abandono de um partido que sempre apoiou uma determinada pessoa que agora sai pela porta pequena, a porta da mesquinhez, do capricho e do individualismo".

Recorde-se que Narciso Mota foi presidente da Câmara de Pombal durante 20 anos e em 2013 saiu de cena para dar lugar nas urnas a Diogo Mateus, seu antigo vice-presidente. Uma sucessão vista como natural no PSD e no executivo da Câmara. Já em 2017, Narciso Mota decidiu encabeçar o movimento de independentes Pombal Humano e para o efeito desvinculou-se do PSD, por quem tinha sido eleito, há quatro anos, presidente da Assembleia Municipal de Pombal.

Divisões em tons laranja? Para Diogo Mateus, depois dos resultados das eleições autárquicas, "ninguém pode questionar a unidade do partido, a coerência das políticas do partido, o apoio popular que o partido tem". Em Pombal, o PSD "está de muito boa saúde", conclui.

Contas feitas, o PSD conquista cinco vereadores e garante a maioria absoluta na Câmara. Narciso Mota e o movimento Pombal Humano ficam com três vereadores. E o PS elege Jorge Claro.

Os sociais-democratas ganham também a presidência da Assembleia Municipal de Pombal e 10 das 13 juntas de freguesia no concelho. Só lhes escapam Vila Cã (reeleita a independente Ana Tenente), Redinha (vitória do PS) e Oeste (a única junta de freguesia Pombal Humano).