Sociedade

Diogo Mateus lamenta o esquecimento do 25 de Novembro

25 nov 2015 00:00

O presidente da Câmara de Pombal, Diogo Mateus, lamentou hoje que o 25 de Novembro de 1975 seja esquecido.

Veja o vídeo acima.

Durante as comemorações que assinalaram esta data, o autarca afirmou que o “Município de Pombal promoveu as comemorações do 25 de Novembro de 1975, preservando desta forma um importante momento da nossa história recente, que muitos parecem empenhados em fazer esquecer”, mas que “é cada mais importante lembrar”.

Diogo Mateus falava para uma centena de pessoas, onde se encontravam antigos combatentes, familiares e alunos do Agrupamento de Escolas de Pombal, lembrando ser “adequado retomar neste dia a reflexão sobre as razões e as causas que fizeram com que há 40 anos tivesse que existir um movimento político e militar” que impedisse um novo regime ditatorial em Portugal.

Hoje será um dia particularmente adequado para retornamos esta reflexão oportuna sobre as razões, os motivos e as causas, que fizeram que há 40 anos o movimento existisse e daquilo que é uma justa e rigorosa apreciação das liberdades do direito constitucional e da forma como a actividade poliíica é desenvolvida”, realçou Diogo Mteus, citado numa nota de imprensa.

Devemos estar atentos para que os portugueses acompanhem o empenho e conheçam a evolução que o nosso País tem tido”, acrescentou.

Na cerimónia, foi depositada uma coroa de flores junto do Monumento dos Heróis do Ultramar, local “onde está imortalizada a memória dos 34 pombalenses, que Pombal sempre teve o cuidado de relembrar”, explicou.