Sociedade

Diocese recebe novo bispo este domingo na Sé de Leiria

12 mar 2022 12:00

Tomada de posse de D. José Ornelas marcada para as 16 horas.

diocese-recebe-novo-bispo-este-domingo-na-se-de-leiria
Até agora bispo de Setúbal, D. José Ornelas vai substituir D. António Marto
Ricardo Graça

A tomada de posse do novo bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, realiza-se, este domingo, dia 13, na Sé de Leiria, numa cerimónia com início marcado para as 16 horas. O protocolo prevê que o novo titular da diocese chegue ao largo da Sé acompanhado de D. António Marto, que passa agora à condição de bispo emérito.

O momento de posse acontecerá no início da eucaristia, com a leitura da carta do Papa com a nomeação episcopal. Segue-se a celebração da missa presidida pelo novo bispo, no final da qual haverá sessão de cumprimentos.

Natural da Madeira, D. José Ornelas era até agora bispo de Setúbal e, desde 2020, que preside à Conferência Episcopal Portuguesa. Torna-se no quinto titular da diocese de Leiria-Fátima desde a sua restauração, em 1918, substituindo D. António Marto que estava no cargo há 16 anos e que, no último domingo, se despediu dos diocesanos com uma missa de acção de graças na Sé, onde evocou também “o dom da paz para a Ucrânia”, fazendo um apelo à oração. 

Na ocasião, o cardeal disse que sai com o “coração cheio de gratidão” e expressou um “profundo agradecimento” a todos aqueles que o ajudaram a conduzir os destinos da diocese, desde os sacerdote aos seus colaboradores mais directos, passando pelos leigos, sem esquecer os peregrinos de Fátima e “o seu testemunho de fé”.

Com a saída do cargo, D. António Marto ficará a residir no Santuário de Fátima, mas irá passar mais tempo em Roma como conselheiro do Santo Padre, enquanto membro do Discatério para os Leigos, a Família e a Vida, um departamento da Cúria Romana criado pelo Papa Francisco.