Sociedade

Diocese e Santuário transmitem celebrações da Páscoa através da internet

9 abr 2020 15:40

Há também paróquias a usar as redes sociais para transmitir as celebrações, que decorrerão sem a presença de fiéis nas igrejas. 

diocese-e-santuario-transmitem-celebracoes-da-pascoa-atraves-da-internet

Com os templos vazios, a Igreja tem-se socorrido das redes sociais para chegar aos fiéis, com a transmissão de missas e de outros momentos de oração, celebrados sempre sem assembleia. Será também por esta via que o Santuário de Fátima e o bispo de Leiria Fátima farão chegar as cerimónias pascais aos fiéis, o mesmo acontecendo em muitas paróquias da região.


Hoje, dia 9, pelas 18 horas, o cardeal D. António Marto vai presidir à celebração da Quinta-Santa na Sé de Leiria, que será transmitida no canal da diocese no Youtube. O mesmo acontecerá, amanhã, com a celebração da Paixão do Senhor, às 15 horas, e no sábado, dia 11, com vigília pascal, transmitida às 22 horas. No domingo de Páscoa, a missa, presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, terá transmissão a partir da Casa Episcopal, às 10:30 horas. 


Na nota pastoral sobre a celebração da Páscoa na família e nas paróquias em tempo de pandemia, D. António Marto defende que esta deve ser uma oportunidade para “redescobrirmos o que é essencial à nossa vida e convivência”. Nessa linha, sugere que o tempo de isolamento social seja investido no aprofundamento da identidade da família como Igreja doméstica”.

“Nas actuais circunstâncias, em que não é possível celebrar o mistério da Páscoa nas igrejas com assembleias de fiéis, somos convidados a celebrá-lo em casa, nas comunidades familiares”, acrescenta o prelado, que sugere que cada agregado pode “preparar e fazer juntos a própria celebração doméstica”, com a ajuda do Departamento Diocesano de Pastoral Litúrgica, que disponibilizou materiais no site da diocese.


O bispo pede também aos párocos para que as celebrações pascais e os respectivos horários sejam anunciados aos fiéis para “que sintonizem e participem em casa”, se forem transmitidas, ou “façam a celebração familiar à mesma hora”. 


Na nota pastoral D. António Marto apela ainda à “valorização do som dos sinos”, nomeadamente quando presidir às celebrações na Sé, e que no Domingo de Páscoa “toque em repique festivo”, às 12:00, “em todas as igrejas”.


No dia de Páscoa, o bispo sugere que, “onde for oportuno”, o sacerdote “pode sair da igreja e abençoar da rua” as casas com a água benta da vigília, revestido de alva e estola branca.


No Santuário de Fátima, a Páscoa vai também assinalar-se sem peregrinos, mas como transmissão das celebrações, realizadas na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima sem assembleia, através dos meios de comunicação social e digital.


No canal do Santuário de Fátima no Youtube e na sua página oficial do Facebook serão transmitidas as celebrações pascais. Do programa constam a missa Vespertina da Ceia do Senhor, esta quinta-feira, dia 9, às 18 horas; celebração da Paixão do Senhor, sexta-feira Santa, às 15 horas; Vigília Pascal, no sábado, às 21:30 horas; e missa de Domingo de Páscoa, às 11 horas. O programa completo está disponível no site do Santuário.