Sociedade

Diocese de Leiria-Fátima promove curso de oito semestres em Bíblia e Teologia Cristã

31 ago 2021 10:51

“Aprender Teologia é disponibilizar-se a aprofundar as raízes da tradição cristã”

diocese-de-leiria-fatima-promove-curso-de-oito-semestres-em-biblia-e-teologia-crista
Sé-catedral de Leiria
DR
Redacção/Agência Lusa

O Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima vai iniciar, a partir de 7 de Outubro, o ciclo diocesano de estudos Bíblia e Teologia Cristã (BTC), que decorrerá às quintas-feiras, em horário pós-laboral, durante oito semestres.

“O ciclo diocesano de estudos BTC pretende ser uma sólida introdução ao estudo da Teologia, oferecendo os instrumentos hermenêuticos para a compreensão dos fundamentos bíblicos e sistemáticos do pensamento cristão, com um alcance espiritual e pastoral”, afirmam os responsáveis pelo Centro de Formação e Cultura na informação disponibilizada sobre o curso.

Adiantam que “aprender Teologia é disponibilizar-se a aprofundar as raízes da tradição cristã”. “Introdução à Bíblia” e “Teologia Fundamental” são as disciplinas ministradas no primeiro semestre, com a formação a cargo dos padres Gonçalo Diniz e Armindo Janeiro.

Esta formação é dirigida em primeiro lugar a agentes de pastoral, estando aberta também a todas as pessoas com interesse pelo conhecimento teológico, podendo os alunos participar numa de duas modalidades: em regime de tempo integral, frequentando ao longo de quatro anos todo o ciclo de estudos, com avaliação que dá direito ao diploma diocesano, ou a tempo parcial, com o prazo de conclusão a ser alargado para oito anos.

Há ainda um terceiro regime, o de ouvinte, onde o aluno selecciona as disciplinas que pretende frequentar sem se submeter a avaliação.

Nesta modalidade, o aluno pode obter apenas certificação de frequência.

As aulas vão decorrer no Centro Pastoral Diocesano, no Seminário de Leiria, às quintas-feiras, entre as 19:15 e as 22:30 horas.

Entretanto, a Escola Razões da Esperança do Centro de Formação e Cultura inicia no dia 12 de Outubro o novo ano, com formação, às terças-feiras, quinzenalmente, de temas como “Rumo a uma Igreja Sinodal a convite do Papa Francisco” ou “Ser catequista – Curso de Iniciação”.