Sociedade
Dificuldades financeiras obrigam à venda da Escola Profissional de Leiria
Está a ser preparado um caderno de encargos para alienação do alvará da instituição em hasta pública
Desde a sua fundação que a Escola Profissional de Leiria tem garantido um financiamento a 100% que tem assegurado a gestão da instituição sem problemas financeiros. No entanto, desde o ano passado que o Estado deixou de atribuir 15% de comparticipação à Escola Profissional de Leiria, valor que completava os 85% financiados pelo Fundo Social Europeu, no âmbito do quadro comunitário 2021-2027, que começou a ser implementado em 2023.
Anabela Graça, vereadora no Município de Leiria, que integra a Fundação Escola Profissional de Leiria, denunciou, na reunião de câmara de hoje, que o subfinanciamento está a provocar constrangimentos financeiros. “Os 15% de contrapartidas vinham do Orçamento do Estado, por via de um despacho de excepção, o que fazia com que os cursos profissionais de todo o país fossem cobertos a 100%. Neste novo quadro não houve despacho de excepção por parte do Governo. Esse corte significa para nós cerca de 250 mil euros por ano”, afirmou a autarca.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.