Saúde
Dez mil utentes de Pombal ganharam médico de família
Unidade Local de Saúde prevê cobertura total de “médicos de família” em todo o território

Até final deste ano, a Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria espera alcançar a cobertura total de médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, em Pombal, com a contratação de mais dois novos médicos.
A garantia foi dada ontem, quinta-feira, durante a sessão de acolhimento a sete novos clínicos que iniciaram funções no início de Julho, no concelho.
Os profissionais foram contratados no âmbito do concurso de recrutamento lançado a nível nacional, tendo sido preenchidas as seis vagas contempladas para Pombal, com o reforço de uma nova médica, em regime de mobilidade.
As unidades de saúde familiar (USF) São Martinho (Pombal), Vale do Arunca (Louriçal, Redinha, Pelariga e Almagreira) e Sicó (Meirinhas, Vermoil, Abiul, Vila Cã, Santiago de Litém, São Simão de Litém e Albergaria dos Doze) foram assim reforçadas com os novos clínicos.
Na sessão, o presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, recordou que o reforço de médicos acontece quando o município está a iniciar a construção de três unidades de saúde e a ampliação do Centro de Saúde de Pombal, num investimento total superior a dez milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Segundo o autarca, os médicos que agora foram colocados no concelho permitiu o acesso a cuidados de saúde a dez mil utentes que não tinham “médicos de família”.
O presidente do Conselho de Administração da ULS RL, Manuel Carvalho, e a directora Clínica dos Cuidados de Saúde Primários, Denise Velho, destacaram a importância de o concelho de Pombal ter em funcionamento Unidades de Saúde Familiar, reduzindo o número de pólos, através de uma reorganização que visa “melhorar o atendimento dos utentes”, permitindo maior disponibilidade de profissionais de saúde e partilha de conhecimentos entre colegas.
Na sessão, foi ainda apresentado o novo Serviço de Atendimento Complementar, que funciona no Centro de Saúde de Pombal aos sábados, domingos e feriados, entre as 9 e as 13 horas, destinado ao atendimento de situações clínicas agudas, que não configuram emergência hospitalar.