Sociedade

Dez médicos reforçam centros de saúde da região

11 jan 2020 13:00

Unidades de saúde de Batalha, Leiria, Marinha Grande e Porto de Mós recebem médicos recém-formados para fazerem a especialidade em medicina geral e familiar.

dez-medicos-reforcam-centros-de-saude-da-regiao

Dez médicos recém-formados, iniciaram, esta semana, a especialidade em medicina familiar em centros de saúde da região, informou a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) ao JORNAL DE LEIRIA.

O Centro de Saúde Arnaldo Sampaio foi contemplado com quatro clínicos, distribuídos da seguinte forma: dois para a Unidade de Saúde Familiar (USF) Santiago, um para a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Arnaldo Sampaio e outro para a USF Fonte do Rei (Maceira).

Ainda no concelho de Leiria, o Centro de Saúde Gorjão Henriques recebeu dois médicos, que reforçaram a USF Cidade do Lis e a USF D. Dinis.

Ao concelho da Batalha foram atribuídos dois médicos, que ficaram afectos à USF Condestável. Por seu lado, a USF de São Martinho, em Pombal, e a USF Vitrius (Marinha Grande) receberam, cada uma, um clínico.

Os dez médicos atribuídos ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Pinhal Litoral - que abrange os concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós – fazem parte de um grupo de 82 clínicos recém-formados que, esta quarta-feira, iniciaram a especialidade em medicina geral e familiar (MGF) nas unidades de saúde familiar e de cuidados de saúde personalizados da região Centro.

À agência Lusa, a ARSC refere que estes profissionais de saúde, mais 22 do que no ano transacto, “vêm dar continuidade ao trabalho” que tem sido desenvolvido na região, na “área da formação pós-graduada técnico-científica, no reforço das equipas e na criação de condições para se renovar, progressivamente, os médicos de família que se aposentaram”.

O internato médico realiza-se após a licenciatura em medicina e corresponde a “um processo único de formação médica especializada teórica e prática”, para “habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado na respectiva área profissional de especialização”.