Sociedade

Dez concelhos de Leiria com projectos no valor de 120 milhões de euros

1 ago 2023 14:13

CIMRL encontra-se a finalizar o Plano de Acção para a contratualização do Investimento Territorial Integrado

dez-concelhos-de-leiria-com-projectos-no-valor-de-120-milhoes-de-euros

Os projectos dos dez municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) representam um investimento no valor de 120 milhões de euros, no âmbito do Investimento Territorial Integrado (ITI).

Numa nota de imprensa, a CIMRL refere que se encontra a finalizar o Plano de Acção para a contratualização do ITI da Região de Leiria, numa estratégia comum para Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.

A CIMRL assume ainda que tem como missão ser uma referência de “coesão e resiliência, caracterizada pela pro-activa gestão do território e do conhecimento como factores de diferenciação e competitividade” em 2030.

O investimento terá o apoio dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) do Portugal 2030, sendo que a CIMRL afirma que a sua estratégia assenta em três domínios estruturais: população e inclusão social, economia e inovação e  desenvolvimento territorial e sustentabilidade.

“Como primeiro eixo estrutural foi identificado o domínio da população e inclusão social, que considera áreas como a demografia, emprego e rendimentos. Os setores da educação, respostas sociais e saúde, são domínios considerados essenciais a concretização dos objetivos estratégicos de atenuar o cenário de perda demográfica, com especial prioridade para os concelhos do interior, bem assim dar continuidade à qualificação dos recursos humanos da Região de Leiria”, refere o comunicado.

A economia e inovação é o segundo eixo prioritário da estratégia regional, dando o seu enfoque nas empresas e perfil de especialização económica, como também no apoio ao investimento, inovação e desenvolvimento empresarial. “Neste particular, assume-se como prioritário a conectividade e digitalização dos territórios e atividades económicas, nomeadamente a nível infraestrutural e de serviço capaz de acompanhar as necessidades do tecido económico e das comunidades”, acrescenta a CIMRL.

O último eixo centra-se numa “caracterização biofísica e da gestão de riscos, a continuidade na aposta das redes urbanas e mobilidade”.

“A valorização cultural e do património (histórico e natural) e a qualificação da oferta para o reforço do papel da cultura e afirmação da identidade sub-regional, são igualmente áreas consideradas relevantes no Plano de Acção da Região de Leiria – RL 2030”, diz ainda o comunicado.

Segundo a CIMRL, no âmbito do Programa Regional do Centro – Centro 2030, a dotação total afecta às ITI das comunidades intermunicipais é de 903 milhões de euros, sendo 830 milhões de euros FEDER e 73 milhões de euros FSE.

A assinatura de contratos com as comunidades intermunicipais deverá acontecer no próximo mês de Outubro.