Sociedade

Dez arguidos na reconstrução de casas

15 nov 2018 00:00

Prossegue investigação a suspeitas de uso indevido de fundos em Pedrógão Grande.

dez-arguidos-na-reconstrucao-de-casas-9477
Alexandra Barata

O número de arguidos constituídos entre os requerentes de apoio à reconstrução e reabilitação de imóveis afectados pelos incêndios de Pedrógão Grande, no Verão de 2017, aumentou de quatro para dez, confirma a Procuradoria-Geral da República.

As suspeitas de irregularidades continuam a ser investigadas pela Polícia Judiciária. Face às dúvidas sobre a aplicação de donativos destinados à recuperação de 24 casas, a Comissão Técnica do Fundo Revita averiguou as suspeitas e concluiu que, apesar de não terem sido concedidos apoios a habitações não ardidas, “algumas das entidades terão avançado na reconstrução de habitações, de acordo com as suas próprias prioridades”, lê-se num comunicado do Conselho de Gestão.

Nesse sentido, este órgão determinou remeter para “reavaliação por parte dos municípios um total de sete processos - dos quais três no âmbito do Fundo Revita, dois no quadro de uma entidade parceira e dois a cargo de entidades sem acordo com o Fundo Revita - tendo sido desclassificada uma habitação ainda não reconstruída”, num total de 259 imóveis em recuperação.

“Estes processos devem ser objeto de cuidada reanálise, por parte dos municípios e das entidades financiadoras, de modo a salvaguardar o rigor, a clareza e a transparência na aplicação dos donativos”, recomenda o Conselho de Gestão do Revita.

A Cáritas Diocesana de Coimbra foi a &ua

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ