Sociedade

Dez anos de trabalho mudam paisagem do arquipélago

22 ago 2021 17:30

Controladas pragas de ratos, coelhos e chorões nas Berlengas

dez-anos-de-trabalho-mudam-paisagem-do-arquipelago
Berlengas, no concelho de Peniche
Câmara Municipal de Peniche
Daniela Franco Sousa

Ainda há muito a fazer, mas, de forma geral, foi cumprido o primeiro conjunto de metas proposto há dez anos, aquando da nomeação da Reserva da Biosfera das Berlengas pela UNESCO.

Ao cabo de uma década, a paisagem do arquipélago está renovada e foi controlado o avanço de várias espécies invasoras, que constituíam à época uma das maiores preocupações do grupo de trabalho permanente que passou a gerir a reserva, congratula-se Sérgio Leandro, investigador do Politécnico de Leiria, que actua em articulação com a Câmara de Peniche, o Instituto para a Conservação da Natureza e Florestas, a Universidade de Aveiro e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.

Foi praticamente erradicado, em cerca de 90%, o chamado “chorão da praia”, Carpobrotus edulis, espécie invasora, cujo desaparecimento tem proporcionado a expansão das plantas nativas. A espécie só não foi totalmente removida “por razões de segurança”, já que por vezes se encontra “em zonas de grande instabilidade”, nota o grupo de trabalho no relatório que faz o balanço de actividade nas Berlengas nos últimos dez anos.

Também foi conseguida a erradicação de mamíferos introduzidos na ilha pelo homem, o coelho e o rato negro, espécies que afectam as populações de aves marinhas nidificantes.

No que à preservação das aves diz respeito, foram construídas e melhoradas mais de 100 cavidades artificiais de forma a acolher e proteger os ovos e as crias de cagarras de predadores como os ratos ou as gaivotas-de-patas-amarelas. “Ano após ano, a taxa de ocupação destes ninhos artificiais tem aumentado significativamente”, congratula-se o grupo de trabalho.

E com a remoção do rato negro da Ilha da Berlenga “surge um vislumb

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ