Missão Ucrânia

Desporto, música e dança encurtam o caminho para a integração

10 abr 2022 08:30

Crianças e jovens vindos da Ucrânia estão a recuperar sorrisos, contando com o apoio de inúmeras associações, clubes e academias da região

desporto-musica-e-danca-encurtam-o-caminho-para-a-integracao
Daniela Franco Sousa

Chegam introvertidos, muitas vezes revoltados e sem a mínima vontade de estreitar relações com o País que os acolhe. Mas, para muitas crianças e jovens ucranianos, recuperar a alegria e a fé no futuro tem sido possível graças aos inúmeros clubes, associações e academias, que lhes têm permitido retomar treinos de futebol, desafios de xadrez, aulas de música ou de dança. A integração pode afinal ser leve como uma pirueta e rápida como um golo certeiro.

A liberdade que chega atrás do xadrez
Damian Korniienko, de 8 anos, deixou a cidade de Okhtyrka para trás para encontrar a paz num hostel da Batalha, onde está instalado com a mãe, as avós e a irmã. Mas não foi apenas o cenário de guerra que ficou na Ucrânia. Foram também as memórias dos bons dias passados com os amigos a jogar xadrez.

Com a chegada a Portugal, Damian fechou-se no seu silêncio. Foi um médico, tam

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ