Sociedade

Desculpe, há um insecto no meu prato... posso repetir?

14 abr 2016 00:00

Inovação da ESTM dá-se a conhecer na Rodrigues Lobo, Leiria

desculpe-ha-um-insecto-no-meu-prato-posso-repetir-3724
Daniela Franco Sousa

Para quem tem gostos alimentares mais alternativos, para quem pratica desporto de forma intensa ou para quem está simplesmente a pensar lançar-se numa dieta, eis que a chef Patrícia Borges apresenta a solução ideal: bolachas com farinha de insecto desidratado.

Isso mesmo, a professora da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) de Peniche, do Instituto Politécnico de Leiria, tem vindo a desenvolver esta e outras receitas que integram insectos inteiros ou farinha de insectos na sua confecção. E no próximo dia 3 de Maio há degustação desta iguaria no Festival da Alimentação Saudável, um evento realizado no âmbito do projecto Eathink, na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, dinamizado em parceria com o IPL, e que é aberto a toda a população.

A utilização dos insectos na alimentação não é prática habitual em Portugal, explica Patrícia Borges. No entanto, sobretudo depois da Organização da Nações Unidas ter publicado um estudo onde referia que em 2050 não haverá proteína animal para alimentar toda a população mundial, a docente da ESTM deitou mãos à obra e começou a estudar as potencialidades da integração dos insectos nas receitas de culinária.

E são várias as suas virtudes. Além da vantagem económica, a chef aponta ainda a vantagem ambiental e, não menos relevante, o facto de este ingrediente conter um elevado valor proteico, o que o torna muito interessante para os desportistas e para todos aqueles que estão de dieta, nota a investigadora.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo