Sociedade

Descoberta ligação subterrânea entre Porto de Mós e Alcanena

24 set 2023 12:00

Espeleo-mergulhadores conseguem fazer ligação física entre as grutas de Moinhos Velhos (nome original das Grutas de Mira de Aire) e da Contenda.

descoberta-ligacao-subterranea-entre-porto-de-mos-e-alcanena
Há anos que os especialistas procuravam a ligação entre as grutas de Moinhos Velhos e da Contenda
SPE
Maria Anabela Silva

O objectivo perseguido há anos foi, finalmente, alcançado. Uma equipa de espeleo-mergulhadores da Sociedade Portuguesa de Espeleologia (SPE) conseguiu, pela primeira vez, fazer a ligação entre as grutas de Moinhos Velhos (nome original das Grutas de Mira de Aire), no concelho de Porto de Mós, e da Contenda, no município de Alcanena.

O feito foi alcançado numa expedição, realizada nos últimos dias, que permitiu ainda descobrir novas galerias e acrescentar 270 metros ao sistema conhecido até agora.

No início da semana passada, o coordenador da equipa, Ricardo Constantino, relevada ao JORNAL DE LEIRIA que o objectivo estava "muito próximo", mas sem precisar a distância que os separava da ligação física entre as duas grutas. Este sábado, a SPE anunciou que a meta foi alcançada.

Este avanço, com a ligação efectuada, fornece "a prova que faltava para a definição de um dos mais importantes sistemas de grutas de Portugal", salienta a SPE, numa nota de imprensa que destaca ainda o simbolismo da descoberta.

"Do ponto de vista icónico, fica assim também estabelecido a comunicação subterrânea entre os concelhos de Porto de Mós (Grutas de Mira de Aire) e de Alcanena (Gruta da Contenda)", lê-se nessa nota.

Ricardo Constantino explica que, desde os anos 90 do século passado, a SPE apontou como objectivo principal realizar e documentar esta ligação, feita através de um quilómetro de galerias submersas. "Sabia-se, por traçagens químicas, que essa ligação existia. Finalmente, conseguimos", diz, entusiasmado, o responsável pela secção de mergulho da SPE.

Durante uma expedição, a equipa da SPE encontrou um caderno e uma tabela de mergulho perdidos por colegas da mesma organização nos anos 90. “Caíram à água e, com a ajuda das correntes, percorreram mais de 800 metros”, relata Ricardo Constantino. 

Estas novas descobertas trazem acréscimos dados à exploração e estudo que a SPE leva a cabo na Gruta dos Moinhos Velhos, desde a sua descoberta, em 1947. Há cerca de 30 anos que os trabalhos incluem a exploração subaquática, com o objectivo de conhecer as fontes de água que alimentam o sistema.

A missão dos mergulhadores passa por "cartografar e reunir elementos topográficos, vídeos e fotografias", que serve de base ao trabalho de "interpretação dos factores geológicos determinantes" da evolução da circulação das águas subterrâneas.

“Quanto melhor se conhecerem os recursos hídricos, mais possibilidade há de os proteger”, salienta Ricardo Constantino, frisando que o trabalho dos espeleo-mergulhadores é feito "metro a metro". Este ano, "fomos brindados com novas galerias, com poços e chaminés lindos, um cenário indescritível".

Durante a campanha de mergulhos deste ano, foram “topografados 1.020 metros de galerias existentes e explorados e topografados 270 metros de novas galerias”, avança a SPE.

Mark Dickey inscrito no congresso

O espeleólogo norte-americano Mark Dickey, que esteve recentemente preso numa gruta da Turquia durante nove dias devido a doença, é um dos inscritos no congresso de espelo-socorro, a realizar em Mira de Aire de 12 a 15 de Outubro.

O especialista sofreu uma hemorragia no estômago durante uma expedição à terceira gruta mais profunda da Turquia, quando foi localizado a 1.120 metros de profundidade. A operação de salvamento envolveu cerca de 190 operacionais.