Sociedade

Descarga poluente em Ansião deixa rio Nabão pintado de negro

1 abr 2021 18:55

Poluição detectada junto à nascente do Nabão. GNR foi chamada ao local e está a investigar o caso.

descarga-poluente-em-ansiao-deixa-rio-nabao-pintado-de-negro
Descarga chegou ao rio através de um canal de águas pluviais, que entronca no Nabão a cerca de 600 metros da nascente
DR
Maria Anabela Silva

Uma descarga poluente deixou, esta quarta-feira, o rio Nabão pintado de negro. O incidente ocorreu perto da nascente, em Ansião, e, segundo o presidente da Câmara, “terá sido provocado por uma fábrica” localizada na zona industrial do Camporês.

A GNR, através do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente, foi chamada ao local e está a investigar.

Uma moradora na vila conta que se apercebeu da situação por volta 8:00 horas da manhã. “O rio estava negro e sentia-se um cheiro nauseabundo a esgoto”, refere. Segundo conta, a descarga provinha de “um canal lateral [que escoa águas pluviais] e que entronca no rio perto da ponte romana, ou seja, a cerca de 600 metros da nascente.

António José Domingues, presidente da Câmara, confirma a ocorrência, para a qual foi alertado por um chefe de divisão da Câmara”.

“Tudo indica que terá sido provocada por uma fábrica do Camporês”, adianta o autarca, referindo que, a confirmar essa informação, a unidade em causa, que não identificou, já será reincidente neste tipo de ocorrências.

Numa situação anterior, por exemplo, “foi mesmo necessário proceder à limpeza da ETAR de Ansião”, revela. Agora, a descarga acabou “no sistema de águas pluviais”, chegando ao rio.

“É uma situação lamentável, que queremos ver esclarecida. Desta vez, foi de mais, afectando o ecossistema do rio”, afirma o presidente da Câmara.

No local esteve uma equipa do SEPNA da GNR, que, entre outras diligências, procedeu à recolha de amostras de água.