Sociedade

Deputados questionam se ministra já decidiu localização do hospital do Oeste no Bombarral

17 ago 2022 12:10

Após palavras do presidente da Câmara Municipal do Bombarral

deputados-questionam-se-ministra-ja-decidiu-localizacao-do-hospital-do-oeste-no-bombarral
Sucedem-se problemas com as unidades de saúde do Oeste
DR

Os deputados do PSD, eleitos pelo círculo de Leiria, endereçaram várias perguntas à ministra da Saúde, onde questionam a tutela sobre quando será a apresentação do Plano Director do Centro Hospitalar do Oeste; quais os investimentos que integrados no próximo Orçamento do Estado, para os hospitais de Caldas da Rainha, de Peniche e de Torres Vedras e se a ministra já decidiu e comunicou a decisão da localização do novo hospital do Oeste, no Bombarral, conforme foi referido pelo presidente da Câmara Municipal do Bombarral. 

Os deputados sublinham que, ao longo dos anos, o estado da saúde no Oeste se tem degradado e está patente na falta de condições que estão ao dispor da população da região, "com o encerramento repetido das urgências de obstetrícia entre várias outras falhas de serviço".

Os eleitos referem ainda que, um novo hospital permitirá dar resposta às necessidades de uma saúde de qualidade.

"A decisão da localização do novo hospital, que compete ao governo, tem causado imensa polémica e não é manifestamente consensual. A solicitação da ministra da Saúde à Comunidade Intermunicipal do Oeste para promover um consenso sobre a localização não está a surtir efeito. Não há acordo entre os municípios."