Sociedade

Depois do fogo: um por todos e todos por um

3 out 2017 00:00

Em Vieira de Leiria já se estão a recuperar casas e a repor a vida de todos os dias.

depois-do-fogo-um-por-todos-e-todos-por-um-7477

É uma manhã de Verão fora de época, como tantas nos últimos dias. No centro de triagem de donativos para as vítimas do incêndio, há um fogão a gás onde se lê "Reservado Dany". Nesse mesmo instante, na casa de Daniel Batista, que a 15 de Outubro as línguas de fogo lamberam até se tornar inabitável, ele e os amigos, com os amigos dos amigos, alguns escuteiros e outros tantos voluntários, vindos de vários pontos do País, trabalham contra o relógio para recuperar o lar que existiu entre aquelas paredes, em Eirinhas, Vieira de Leiria. Lavagens e limpezas, demolições e reconstruções, um autêntico estaleiro, em que a obra nasce da solidariedade. 

Enquanto a burocracia segue ritmos próprios nos corredores oficiais dos apoios, seguros e indemnizações, as 33 famílias penalizadas pelo incêndio de 15 de Outubro nos concelhos da Marinha Grande e Leiria, incluindo 11 que perderam edifícios de primeira habitação, mas também as empresas com danos causados pelas chamas, estão já no terreno, mão com mão, a repor a vida de todos os dias, um dia de cada vez. Com o respaldo da junta de freguesia e da câmara municipal, mas também do grupo Voluntários para Pedrógão Grande, Vieira de Leiria e Marinha Grande, com sede no armazém 19, na zona industrial de Vieira de Leiria. Que está há quatro meses e meio nas áreas ardidas e se prepara para lançar o projecto Adopte Uma Aldeia que visa garantir acompanhamento permanente às povoações mais isoladas, nos momentos de crise e fora deles.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
SAIBA COMO
EVENTOS