Sociedade

Defesa da Linha do Oeste diz que obras estão paradas há mais de um mês, mas ministério diz que não e que trabalhos irão recomeçar

23 mai 2022 06:50

Consignação do troço Torres Vedras-Caldas da Rainha deverá ser feita ainda este mês

defesa-da-linha-do-oeste-diz-que-obras-estao-paradas-ha-mais-de-um-mes-mas-ministerio-diz-que-nao-e-que-trabalhos-irao-recomecar
Requalificação da da Linha do Oeste continua fora dos trilhos
Eberhard Grossgasteiger@Unsplash

A paragem das obras de requalificação da Linha do Oeste, no troço Meleças/Torres Vedras estão paradas há mais de um mês. O alerta é feito pela Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste que, no dia 17, reuniu com três adjuntos do ministro das Infraestruturas e Habitação, para se inteirar da situação.

"Segundo nos foi transmitido por Frederico Francisco, adjunto do ministro, 'há toda a urgência em avançar com a obra', porque o conjunto Meleças-Caldas da Rainha terá de estar pronto até final de 2023, sob pena de Portugal perder parte dos fundos comunitários atribuídos ao projecto", refere Rui Raposo, da Comissão, em comunicado.

Em relação ao retomar da obra entre Meleças e Torres Vedras o responsável diz que os representantes do ministro não reconheceram que esta estivesse parada.

"Informaram-nos que foram encontradas as soluções para dar andamento à obra no que toca à especialidade, ou seja, implantação da via, catenária e sinalização, pelo que dentro de pouco, não especificando quanto, os trabalhos terão início."

Relativamente ao troço Torres Vedras-Caldas da Rainha, a consignação da obra ao empreiteiro vencedor deverá ser feita ainda este mês ou no início do próximo mês, segundo fonte do ministério.

"Quanto à localização da sub-estação eléctrica de Runa, que alimentará todo o troço intervencionado, desde Meleças até às Caldas da Rainha, a Infraestruturas de Portugal, SA, continua a estudar as duas alternativas ao local inicial, após se ter comprometido perante a população daquela freguesia e dos autarcas na concretização de uma localização diferente da inicialmente prevista."