Viver

De pequeno se aprende a dançar o folclore

25 set 2021 12:01

Incutir o gosto pelas danças tradicionais nos mais novos e, dessa forma, impedir que a arte do folclore se extinga, é o objectivo do projecto Baile dos Pastorinhos, que está a percorrer as escolas da região.

de-pequeno-se-aprende-a-dancar-o-folclore
O Baile dos Pastorinhos é um projecto de salvaguarda activa das danças tradicionais
Maria Anabela Silva
Maria Anabela Silva

Para Camila, de seis anos e aluna do 1.º ano do centro escolar de Parceiros, em Leiria, a última sexta-feira foi dia de estreias.

Conheceu novos amigos, uma escola diferente e a sua professora. Mas foi ainda o dia em que dançou, pela primeira vez, o Reinadio ou o Vá de Roda, duas danças tradicionais que experimentou através do Baile dos Pastorinhos, um projecto que está a percorrer as escolas da região, com o objectivo de levar as danças tradicionais aos mais novos, incutindo-lhes o gosto pela arte do folclore e, ao mesmo tempo, impedir que esta se extinga.

Lançado pela Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura (AFRLAE), o projecto está pensado não só para as novas gerações, mas também para quem as ensina. “Vim aqui para vos falar das danças da nossa região”, começa por explicar Marisa Barroso, investigadora e docente do Politécnico de Leiria, ao grupo de alunos dos Parceiros que tem à sua frente.

Momentos antes e ainda sem música, já a professora Fernanda, que acompanha a turma, vai fazendo a festa, exemplificando alguns passos de dança e pondo algumas as crianças a estalar os dedos. É o aquecimento para o que vem a seguir.

Uns mais tímidos, outros mais desinibidos, os alunos vão tentando, entre risadas, replicar os movimentos apresentados por Marisa Barroso, que introduz cada uma das danças com a história que lhe está associada.

Baila-se o Vá de Roda, o Fadinho ou o Reinadio, três modas tradicionais da Alta Estremadura. “Isto é muito dive

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ