Sociedade

De copeira no hospital de Leiria a professora em universidade mexicana

2 mar 2017 00:00

Maria Helena Caseiro da Silva cresceu nos Marrazes.

de-copeira-no-hospital-de-leiria-a-professora-em-universidade-mexicana-6030
Raquel de Sousa Silva

Chegou ao México há cinco anos sem perspectivas de trabalho. Hoje, Maria Helena Caseiro da Silva é professora de Português para Estrangeiros e coordenadora do centro de certificação LAPE Morelia Mich, a funcionar na Universidad Latina de America (UNLA), o segundo mais importante daquele país e, assegura, “o primeiro, e até agora único”, a garantir a Certificación Nacional de Nivel de Idioma da Secretaría de Educación Pública.

Maria Helena cresceu nos Marrazes, Leiria. Foi criada com os avós maternos, já que os pais estavam separados e a mãe era imigrante no Japão. “Tive uma infância e juventude muito felizes”, recorda.

O seu primeiro trabalho foi em Leiria, aos 18 anos, como copeira na cozinha do hospital. Algo temporário, pois na verdade o que queria mesmo era conhecer o mundo.

Desde os 13 anos que tinha a oportunidade de viajar e morar noutros países, como no Japão. “Durante algum tempo andei de mochila às costas a conhecer outras terras e a estudar outras culturas. Vivi um tempo em Espanha e tive oportunidade de estudar a língua. Como bilíngue que sou, pude formar-me no México na área de perita-tradutora Português/Espanhol”.

Também viveu nos Estados Unidos, no Alaska, mas acabou por regressar a Portugal em 2006. Ainda trabalhou algum tempo como auxiliar educativa numa instituição de solidariedade social, onde diz ter “aprendido muito”, mas a vontade de continuar a estudar e de crescer profissionalmente levaram-na a procurar novas opções.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.