Desporto

David Rosa e Tiago Ferreira venceram Costa Blanca Bike Race

1 fev 2016 00:00

Fazendo dupla com Tiago Ferreira, participou na prova em representação da Selecção Nacional e garantiu 160 pontos para Portugal no ranking de apuramento olímpico.

david-rosa-e-tiago-ferreira-venceram-costa-blanca-bike-race-2948

O atleta olímpico de Fátima David Rosa, fazendo par com Tiago Ferreira, ganhou a quarta e última etapa da Costa Blanca Bike Race, subindo ao topo da classificação geral.

Apesar de curta – apenas sete quilómetros – a derradeira etapa da prova espanhola acabou por ser a mais decisiva, dado que o contra-relógio, em Alfas de Pi, com final em alto, estabeleceu diferenças significativas.

David Rosa e Tiago Ferreira foram os mais rápidos, gastando 21 minutos e 18 segundos, menos 56 segundos do que os espanhóis David Valero e Carlos Coloma, segundos classificados em Alfas de Pi.

Os checos Jan Skarnitzl e Ulman Matous, que começaram o dia à frente da classificação geral, com 12 segundos de vantagem sobre os lusos, não foram além da terceira posição, a 59 segundos de Rosa e Ferreira.

A vitória na Costablanca Bike Race garantiu a Portugal 160 pontos no ranking de apuramento para os Jogos Olímpicos. A qualificação fecha no final de Maio e a Selecção Nacional tem como objectivo apurar dois betetistas para o Rio de Janeiro.

Há quatro anos, em Londres, o BTT luso esteve pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, na altura apenas por intermédio de David Rosa, que foi 23.º na prova de cross country.