Viver

Das grandes guerras à cultura pop, uma história contada com armas

11 jul 2022 17:26

Exposição Armas com História na PSP de Leiria inclui doações de Jorge Sampaio, metralhadoras do tempo de Al Capone e uma Liliput semelhante à de Hitler

das-grandes-guerras-a-cultura-pop-uma-historia-contada-com-armas

Quando, em 28 de Junho de 1914, o homicídio do arquiduque Franz Ferdinand acendeu o rastilho da primeira guerra mundial, a arma utilizada pelo assassino tornou-se assunto para os livros de história: uma pistola semi-automática FN, dotada de carregador com capacidade para sete munições, produzida na Bélgica pela Fabrique Nationale D'Armes de Guerre, tal como o exemplar, do mesmo modelo que se encontra patente ao público no edifício do Comando Distrital da PSP em Leiria.

A exposição Armas com História reúne cerca de uma centena de armas numa única sala e até 22 de Julho entrega efectivamente o que promete no título: a visita a momentos marcantes nos últimos 165 anos através de revólveres, espingardas ou metralhadoras que são ícones da ciência militar e da cultura pop, incluindo pistolas douradas que lembram os filmes do 007 James Bond e armas de caça e defesa pessoal que pertenceram ao antigo Presidente da República Jorge Sampaio.

Um revólver Lepage Fréres de 1858, capaz de evocar o imaginário das aventuras de cowboys made in Hollywood, é o objecto mais antigo na colecção proveniente de Lisboa, do espólio da PSP, constituído por armas apreendidas ou doadas ao Estado e apresentadas no comando distrital de Leiria em cinco núcleos temáticos: forças policiais no século XX, forças armadas portuguesas, armas artesanais e de fácil ocultação, armas de caça e armas utilizadas nas grandes guerras.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ