Economia

Dark sky: nova onda da Nazaré no interior do distrito

15 jul 2021 17:45

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, salienta a capacidade de mobilização dos territórios do interior nesta fase adversa de pandemia

dark-sky-nova-onda-da-nazare-no-interior-do-distrito
Pedro Machado foi um dos oradores do V Fórum da CIMRL, evento organizado pelo JORNAL DE LEIRIA
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

A pandemia mostrou ser uma oportunidade para mitigar as assimetrias entre o litoral e o interior do País, para fazer crescer novos modelos de negócio e para captar públicos diferentes, além dos habituais turistas apreciadores do conceito Sol & Mar.

No último ano, os concelhos a Norte do nosso distrito já deram exemplos de que é possível tirar proveito das suas especificidades para crescer nesta fase mais conturbada. E o projecto Dark Sky Aldeias do Xisto promete ser mais um caso de sucesso.

A iniciativa afirma este território como destino de astroturismo e tem tudo para ser “a Onda da Nazaré no Norte do distrito de Leiria”. Foi esta a nota de optimismo que deixou Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, no V Fórum Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), evento organizado pelo JORNAL DE LEIRIA, e que sexta-feira promoveu o debate em torno da Recuperação e Resiliência dos Territórios no Castelo D. Fuas Roupinho, em Porto de Mós.

O Dark Sky Aldeias do Xisto conquistou a certificação internacional como Destino Turístico Starligth, em 2019. E na passada quinta-feira envolveu num protocolo de cooperação duas dezenas de municípios, além da Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, promotora do projecto, e parceiros como a Associação Dark Sky, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e o Turismo Centro de Portugal.

Entusiasmado com a iniciativa, Pedro Machado explica que o Dark Sky já integra concelhos parceiros da Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, como Figueiró dos Vinhos, Alvaiázere, Castanheira de Pera e Pedrógão Grande, que reúnem condições para observação nocturna das estrelas, longe da poluição luminosa, mas frisa que a iniciativa tem um poder de alcance mui

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ