Viver

Dança para músicos e uma Colecção de Amantes

15 set 2016 00:00

Estão aí as primeiras propostas do Festival Materiais Diversos.

danca-para-musicos-e-uma-coleccao-de-amantes-5003

Hoje (15 de Setembro) e ao longo dos próximos dias, muito perto de Leiria, Clara Andermatt junta-se ao compositor João Lucas para criar uma partitura de movimentos em que os protagonistas são os músicos da Sociedade Musical Mindense, a actriz Raquel André apresenta uma Colecção de Amantes nascida de encontros a sós com desconhecidos, e o colectivo italiano ZimmerFrei transforma os habitantes da região em narradores da sua própria história. Para entender estas propostas – todas fruto de residências artísticas – fazem falta as palavras da directora artística do Materiais Diversos, que, nesta edição 2016, a oitava, tem por tema o excepcionalmente comum. Pergunta Elisabete Paiva "como pode o comum ter lugar, a partir da excepção?" e como se constrói "algo em conjunto, a partir da diferença". E explica: a diversidade de estéticas e o encontro entre diferentes modos de ser e sentir são "o verdadeirdo ADN do festival".

Em resumo: o Materiais Diversos acontece entre 15 e 24 de Setembro em vários espaços de Minde, Alcanena e Torres Novas, com dança, teatro e música numa programação que soma cinco estreias, laboratórios, conversas e noites longas com DJ na Fábrica da Cultura de Minde.

O público é chamado pela primeira vez já hoje, quinta-feira, 15 de Setembro, para o espectáculo Bandorganismo, encenado por Clara Andermatt, que sobe ao palco do Cine-Teatro S. Pedro, em Alcanena, pelas 21:30 horas (entrada: 6 euros). E logo a seguir, há exibição do documentário da primeira edição do Dança para Músicos, com o título Floresta de Ruídos

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.