Abertura

Da primeira aula à última rodada, Leiria volta à rua

8 abr 2021 15:23

Chegou finalmente a hora, num dia de Primavera a lembrar o Verão, que facilitou o regresso em clima de festa às esplanadas, lojas, ginásios e museus. A próxima etapa no plano do Governo já tem data: 19 de Abril, se a matriz de risco o permitir

Texto de Cláudio Garcia, Daniela Franco de Sousa e Elisabete Cruz

Às 6:40 horas, Constança Pedrosa já se estava a levantar, ansiosa por regressar à escola. Depois de praticamente três meses, voltar às aulas presenciais é quase como o primeiro dia. “Estou muito ansiosa e nervosa, sobretudo, porque tenho medo que os professores façam algum teste. Estou muito feliz por estar com os colegas e com os professores e auxiliares. Estava desejosa que as aulas começassem”, conta ao JORNAL DE LEIRIA enquanto toma o pequeno-almoço.

Com a fase dois do desconfinamento, iniciada na última segunda-feira, 5 de Abril, regressam as aulas presenciais no segundo e terceiro ciclos, voltam as modalidades desportivas de baixo risco e reabrem as actividades de tempos livres, os centros de dia, os equipamentos sociais de apoio à deficiência, as esplanadas, as lojas com porta para a rua e menos de 200 metros quadrados, os museus, monumentos, galerias de arte e similares, os ginásios (ainda sem aulas de grupo) e as feiras e mercados não alimentares. Por outro lado, deixa de estar em vigor a proibição de circulação entre concelhos.

Constança, 12 anos, aluna do sexto ano, combinou com as amigas a roupa que iriam levar para ficarem “parecidas”. T-shirt e calças de ganga foi o acordado. Enquanto se prepara para sair de casa, olha constantemente para o relógio. “Não quero chegar atrasada.”

O toque de entrada da Escola Básica 2,3 D. Dinis, em Leiria, é às 8:30 horas e a jovem até alarme colocou no telemóvel para ter a certeza que iria sair de casa a tempo. A mochila com os livros para segunda-feira ficou feita no sábado. “Estava já ansiosa com o regresso e queria deixar tudo pronto para ter a certeza que não me esquec

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ