Sociedade

Da melancia à alcachofra com prémio: há um designer a continuar Bordallo

21 fev 2019 00:00

Francisco Vieira Martins venceu German Design Award 2019.

da-melancia-a-alcachofra-com-premio-ha-um-designer-a-continuar-bordallo-9888

Legumes, frutas e animais. Não são apenas o traço de Raphael Bordallo Pinheiro, são também o coração e a alma da fábrica de faianças em Caldas da Rainha. E uma espécie de livro de estilo para Francisco Vieira Martins. Vencedor, com a colecção Alcachofra, do German Design Award 2019, cabe-lhe encontrar soluções que tornem a empresa mais global, ou seja, com produto capaz de agradar em diferentes países e continentes, e, no processo, preservar a essência do artista que inventou o Zé Povinho. 

Naturalismo, sátira, humor. Desde que chegou ao grupo Vista Alegre, em 2012, como designer residente no departamento de marketing, o principal desafio colocado a Francisco Vieira Martins é o mesmo todas as manhãs: actualizar a estética de Bordallo Pinheiro, ao olhos de hoje, sem cortar com a linguagem do passado. 

"É uma marca com uma identidade muito vincada, muito própria, muito facilmente reconhecível e o meu trabalho tem sido reinterpretá-la e dar-lhe continuidade", explica. "Seria muito egocêntrico da minha parte querer sobrepôr-me a uma identidade tão forte como a da marca Bordallo, que carrega o legado de um dos maiores artistas da nossa história. Ainda assim, aquilo que eu penso, que eu idealizo, a minha interpretação, obrigatoriamente ela está projectada nos produtos que eu desenvolvo, a minha visão está lá". 

Nos últimos anos, na pesquisa de elementos que funcionem em múltiplas geografias, o designer formado na ESAD, em Caldas da Rainha, propôs alcachofras, beringelas, pimentos, ervilhas, melancias, perdigueiros, gatos e esquilos, entre outros. 

Quando se fala de cerâmica utilitária e decorativa com origem em Portugal, "o que é, se calhar, mais popular, acaba por ser depois o mais bem sucedido" no estrangeiro, afirma Francisco Vieira Marti

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ