Viver

Da Matemática à Educação Física, bombos dão ritmo ao ensino

24 nov 2023 20:00

Tocándar chega a um primeiro grupo de crianças do 1.º ciclo do ensino básico da Marinha Grande. Mais-valias do projecto, desde a integração à aprendizagem, devem ser replicadas pelo concelho, defendem docentes

da-matematica-a-educacao-fisica-bombos-dao-ritmo-ao-ensino
Associação Tocándar, na Marinha Grande
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

Uma vez por semana, duas turmas do 4.º ano da Escola Básica Guilherme Stephens e duas turmas do 4.º ano da EB1 da Ordem deixam as secretárias, os lápis e as borrachas, para se deslocarem à sede da Associação Tocándar, no Parque Mártires do Colonialismo, onde pegam nos bombos e, com sorriso rasgado, bebem de outras aprendizagens.

Desenvolvido desde o início do ano lectivo pelo professor Paulo Tojeira, fundador dos Tocándar, este projecto inovador, dirigido ao público mais novo, congrega mais-valias do ponto do vista da integração social e da aprendizagem, e já conquistou alunos e docentes, ansiosos por vê-lo replicado por mais escolas da Marinha Grande.

Coordenação física, concentração e noção rítmica são algumas das competências estimuladas através da percussão, que estão a ser transportadas para o contexto lectivo, em disciplinas como Matemática, Educação Física ou Musical.

Aurora Silva, de 8 anos, é

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ