Abertura

Da China ao Equador, com passagem por Angola e República Dominicana

24 dez 2020 14:00

Natal de todo o mundo em Leiria

da-china-ao-equador-com-passagem-por-angola-e-republica-dominicana
Uns vão recriar o Natal dos seus países em Leiria e outros vão adoptar a Consoada portuguesa
Ricardo Graça

Natal é quando o homem quer, diz um velho ditado popular. Se essa é uma verdade, pois o espírito de solidariedade, compaixão, amizade e a oportunidade para reunir com quem mais se gosta deve estar presente no ano inteiro, também não é menos verdade que numa vida agitada a celebração do nascimento de Jesus para os católicos é assinalada na maioria das casas por todo o mundo.

No entanto, a festa mundial não significa ter tradições iguais e a cultura de cada país tem um peso nesta quadra. No Politécnico de Leiria há vários estudantes internacionais que não vão a casa neste Natal. Mas o dia de reunião está marcado para a noite de 24 com os amigos de quem são mais próximos. Camila Neppas veio do Equador para a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, onde estuda Marketing. “Vivo numa cidade um pouco longe dos meus primos e avós, por isso, para mim, o Natal está sempre associado a viajar.”

O dia 24 da família de Camila é passado na cozinha. “Algo comum no Equador é decorar o peru.” Ao longo do dia decorrem jogos de mesa e não falta o karaoke. “À porta das casas são construídos presépios. Costumo ir com os meus primos vê-los.” Católica assumida, a família cumpre a tradição da novena e durante nove dias reza todas as noites.

“É uma tradição muito bonita. Há um anfitrião que recebe os outros. Como a minha família está longe, fazemos isso com os vizinhos. Esse momento inclui sempre convívio, petiscos e música”, revela. “Não somos muito materialistas pelo que não nos preocupamos muito com a troca de presentes. Natal é estar em família. É esse o espírito de Natal”, acrescenta a estudante. No entanto, para as crianças há sempre um saco cheio de doces.

Este ano Camila deverá passar com os colegas de casa e uma amiga que está a fazer o mestrado em Aveiro, num ambiente restrito, pois a pandemia assim o obriga. “O Politécnico de Leiria está a oferecer cabazes para podermos confeccionar a tradicional receita portuguesa na noite de Natal. Irei

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ