Sociedade

D. José Traquina escolhido para bispo de Santarém

9 out 2017 00:00

Natural de Alcobaça, o prelado foi nomeado pelo Papa Francisco para assumir a liderança da diocese de Santarém.

d-jose-traquina-escolhido-para-bispo-de-santarem-7282

Até agora bispo auxiliar de Lisboa, D. José Traquina acaba de ser nomeado como titular da diocese de Santarém. Natural de Alcobaça, o prelado irá substituir D. Manuel Pelino, que renunciou ao cargo por motivos de idade

A entrada solene de D. José Traquina como bispo de Santarém está marcada para o próximo dia 26 de Novembro, numa cerimónia a realizar pelas 16 horas na Igreja se Santa Clara.

D. José Traquina era, desde Junho de 2014, bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, diocese na qual que foi ordenado padre a 30 de Junho de 1985. Mestre em Teologia Pastoral pela Universidade Católica Portuguesa, o bispo tem 63 anos e é natural do Areeiro, freguesia de Évora de Alcobaça. 

Numa mensagem dirigida à Diocese de Santarém no dia da sua nomeação para bispo diocesano, D. José Traquina agradeceu ao seu antecessor pelo “testemunho e a dedicação”, e saudou os sacerdotes e diáconos, de quem espera “a melhor vontade” para juntos trilharem “caminhos de fidelidade vocacional”, noticia a Agência Ecclesia.