Sociedade

D. António Marto reconduzido como vice-presidente da CEP

26 abr 2017 00:00

Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) continua a ser liderada por D. Manuel Clemente.

d-antonio-marto-reconduzido-como-vice-presidente-da-cep-6342

O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, foi, esta quarta-feira, reconduzido como vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) para o triénio 2017-2020.

A eleição decorreu durante a Assembleia Plenária da CEP, que termina esta quinta-feira, onde o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, recebeu a confiança dos bispos portugueses para continuar a presidir à CEP.

De acordo com os resultados da votação, foram ainda eleitos como vogais do Conselho Permanente da CEP D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo, natural de Cortes, Leiria, e D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, nascido em São Mamede, Batalha.

Os restantes vogais daquele conselho são os bispos de Setúbal (D. José Ornelas), de Portalegre-Castelo Branco (D. Antonino Dias) e de Bragança-Miranda (D. José Cordeiro). Estes três últimos nomes são novidades num conselho que deixa de contar com a presença dos arcebispos de Évora e Braga e do bispo do Porto.

A CEP foi formalmente reconhecida a seguir ao Concílio Vaticano II, em 1967, com a ratificação pela Santa Sé dos primeiros Estatutos aprovados na Assembleia Plenária de 16 de maio, revistos posteriormente em 1977, 1984, 1999 e 2005.