Economia

Crise política gera preocupação no tecido empresarial da região de Leiria

17 nov 2023 20:00

Entre os empresários e economistas, há quem tema que a queda do Governo leve a um clima de instabilidade que poderá retrair o investimento

crise-politica-gera-preocupacao-no-tecido-empresarial-da-regiao-de-leiria
Instabilidade afectará negativamente as decisões de investimento, notam empresários
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

Na sequência do pedido de demissão do primeiro-ministro, o Presidente da República optou pela dissolução da Assembleia da República e pela marcação de eleições a 10 de Março de 2024. Marcelo Rebelo de Sousa irá deixar passar o Orçamento do Estado (OE) para 2024 antes de assinar e publicar o decreto presidencial que formaliza a aceitação da demissão do primeiro-ministro, o que só deverá acontecer no início de Dezembro.

“A aprovação do Orçamento permitirá ir ao encontro das expectativas de muitos portugueses e acompanhar a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que não pára nem pode parar com a passagem do Governo a Governo de gestão ou mais tarde com a dissolução da Assembleia da República”, argumentou o Presidente num discurso dirigido ao País, frisando que se trata de uma “garantia da indispensável estabilidade económica e social”.

O caminho encontrado pelo Chefe de Estado, que possibilita a aprovação do OE do próximo ano, é bem-visto pelos empresários e economistas ouvidos pelo nosso jornal. Contudo, face à dimensão da crise política instalada, domina a preocupação com os impactos que esta situação terá no quadro económico do País e nos investimentos em especial.

António Poças, presidente da Associação Empresarial da Região de Leiria (Nerlei), manifesta “preocupação” com os impactos da crise política na economia. “É bom termos o Orçamento de Estado aprovado, mas vamos estar cinco meses a meio-gás, com as pessoas à espera”, salienta. “Nos

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ