Sociedade

Crime de 'fogo posto' duplica no distrito de Leiria

9 abr 2016 00:00

Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) divulgado na semana passada.

crime-de-fogo-posto-duplica-no-distrito-de-leiria-3634

O crime de 'fogo posto' em floresta, mata, arvoredo ou seara duplicou no distrito de Leiria em 2015. Segundo informação do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), divulgado na semana passada, durante o ano passado registaram- se 156 deste tipo de crimes, mais 78 do que em 2014. Apesar de um aumento de 102,6%, o distrito é o quarto com menos crimes de 'fogo posto'.

O distrito de Leiria registou um aumento de 2% na criminalidade geral participada nos diferentes órgãos de polícia criminal. Em 2015 registaram- se 14256 participações, mais 275 do que no ano anterior.

Leiria está ainda entre os distritos com maior número de crimes relacionados com furto em estabelecimentos comerciais, burlas, abuso de cartão de garantia ou de crédito, condução sem habilitação legal e tráfico de estupefacientes. O aumento do distrito acompanha a tendência nacional, onde também se verificou um acréscimo de 1,3% de participações.

“A subida observada [Portugal] contraria a tendência de descida registada nos últimos seis anos. Para este aumento contribuiu o número de crimes de 'fogo posto' em floresta ou mata, que registaram o valor mais elevado dos últimos dez anos” - 9988 participações contra os 5145 casos de 2014, justifica o RASI.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.