Sociedade

Criar filhos e envelhecer só

23 set 2015 00:00

Não caminhamos para novos, dizem as estatísticas. Os jovens partem para o estrangeiro em busca de oportunidades que não encontram no seu País. Dos que cá ficam, poucos têm condições para ter filhos.

criar-filhos-e-envelhecer-so-2129

Como resultado,  temos um País envelhecido, em que não é prestado o devido apoio aos mais velhos. Através de testemunhos de idosos e de técnicos de saúde, O JORNAL DE LEIRIA foi saber quais são os desafios que esperam a terceira idade.

O livro Como água para chocolate, da escritora Laura Esquivel, é um romance trágico que se desenrola a partir de uma implacável tradição mexicana.

A filha mais nova não pode casar, para ficar a cuidar dos pais quando estes chegarem à velhice. Na actualidade não existe esta rigidez, mas a tragédia é outra. Muitos pais que apostaram o seu tempo, recursos e cuidados na geração seguinte, vêem-se sós a enfrentar o período mais crítico das suas vidas.

“Às vezes os filhos têm uma vida tão precária que não conseguem ajudar os pais”, explica Helena Vasconcelos, médica e presidente da Associação Atlas de Leiria. Esta associação
presta apoio a idosos que, com ou sem filhos, necessitam de auxílio ao nível dos cuidados básicos.

Para a profissional de saúde, um dos factores que prejudica este apoio à terceira idade é o aumento da idade da reforma. “Se vou trabalhar até aos 67 anos, como é que vou cuidar da minha mãe de 80?”, interroga-se.
Leia mais na edição impressa ou descarregue o PDF gratuitamente