Sociedade

As crianças não podem escrever? Livro da Casa da Árvore diz que sim

19 jul 2019 00:00

Meninos do 1.º ciclo editam obra com textos da sua autoria.

as-criancas-nao-podem-escrever-livro-da-casa-da-arvore-diz-que-sim-10486

Os alunos dos 3.º e 4.º anos da Casa da Árvore, do Jardim do Fraldinhas, em Leiria, editaram um livro com textos da sua autoria, que permitem ao leitor dar o fim desejado à história. O trabalho resulta do desafio lançado por um menino a que uma mãe não ficou alheia.

“Mas as crianças não podem escrever?” A pergunta feita numa iniciativa no Dia Mundial do Livro por uma criança, não deixou os adultos indiferentes.

“Uma mãe, que veio fazer uma apresentação no Dia Mundial do Livro, ficou com essa pergunta na cabeça. Ela escreve livros para miúdos e tem contratos em editoras. Surgiu a possibilidade de fazer a edição na Textiverso, através da Mini Textiverso. Fomos apanhados nisto e avançámos”, conta Patrícia Serra, uma das docentes responsáveis pelo projecto, a par de Raquel Bom Costa. O desafio foi imediatamente aceite por todos.

“Em vez de começarmos a escrever textos originais, fomos ao portefólio deles recolher as histórias que já tinham escrito, no âmbito da oficina Em bom português, onde trabalhamos todos os conteúdos desta disciplina, mas de uma forma mais lúdica, como se fosse um atelier. Fizemos muita produção de escrita. O que não nos faltava era material para lançar o livro”, acrescenta.

A aventura começou e em dois meses o livro ficou pronto. Foi apresentado, na passada sexta-feira, à comunidade. “Precisávamos de encontrar um fio condutor e havia um texto comum que

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ