Sociedade

Crianças e jovens da Quinta do Alçada vão produzir arte para derrubar barreiras sociais

23 fev 2019 00:00

Apresentado publicamente o projecto Sob o Mesmo Céu, da associação InPulsar.

criancas-e-jovens-da-quinta-do-alcada-vao-produzir-arte-para-derrubar-barreiras-sociais-9918

Um projecto que coloca a arte ao serviço da inclusão social. Chama-se Sob o Mesmo Céu, tem o apoio do JORNAL DE LEIRIA e foi apresentado esta tarde (sábado, 23) na capela antiga do Bairro das Almoinhas.

São justamente as crianças e jovens da Quinta do Alçada, entre os 7 e os 15 anos de idade, filhos de portugueses mas também de famílias com origens em Marrocos, países africanos de expressão lusófona, Brasil e antigas repúblicas soviéticas como o Uzbequistão e a Ucrânia, a população alvo do trabalho que vai ser realizado nos próximos três anos pela associação InPulsar (entre Janeiro de 2019 e Dezembro de 2021).

Estão envolvidos os colectivos Casota (audiovisual), Uivo (artes plásticas) e Til (arquitectura e design), com o objectivo, entre outros, de criar uma rota de instalações artísticas em espaço público, na Quinta do Alçada, o bairro mais multicultural de Leiria.

Financiado pela Fundação Gulbenkian, através do programa Partis, o projecto Sob o Mesmo Céu é coordenado por Tânia Marques e tem direcção artística de Gui Garrido.