Sociedade

Criado movimento para separar União de freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes

16 nov 2022 17:23

Comissão avança com recolha de assinaturas e proposta de desagregação a apresentar à Assembleia de Freguesia.

criado-movimento-para-separar-uniao-de-freguesias-de-leiria-pousos-barreira-e-cortes
Assembleia de Freguesia promoveu sessões de esclarecimento em Leiria, Pousos, Barreira e Cortes
Ricardo Graça

Recuperar as antigas freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortestal como na sua génese” e “desfazendo” o que foi feito em 2013. É este o propósito do movimento criado para avançar com o processo de desagregação desta União de Freguesias.

Em comunicado, a comissão “dinamizadora” do processo adianta que, durante este mês, decorrerá o processo de recolha de assinaturas, para “dar mais força a esta intenção”. Segundo a legislação em vigor, no caso desta União de Freguesias o número mínimo de proponentes será de 900.

O movimento irá depois avançar com a proposta de desagregação a submeter à votação da Assembleia de Freguesia. Se for aprovada, terá ainda de ser validada pela Assembleia da República e pelo Parlamento.

A criação do movimento surge após as sessões de esclarecimentos, realizadas no último mês, nas quatro ex-freguesias, organizadas pela Assembleia de Freguesia.

Segundo aquele comunicado, na sequência dessas sessões, “habitantes das quatro ex-freguesias iniciaram uma reflexão sobre o tema da desagregação” e “começaram a organizar-se para constituir um movimento que conseguisse responder aos seus anseios”.

Naquela nota, é sublinhado que se trata de movimento criado “é supra-partidário, mas, ao mesmo tempo, multipartidário”. “Queremos as freguesias tal como foram outrora, com uma identidade cívica, cultural, desportiva, associativa e de costumes enraizados há séculos”, defende a comissão.